Guanambi acumulou 65 mm em mais de seis horas de chuva

Pluviômetro agencia sertão
Foto: Agência Sertão

A chuva rondou a cidade de Guanambi durante toda esta segunda-feira (8) e começou a cair com intensidade a partir das 17h, seguindo interruptamente até por volta das 23h, oscilando entre momentos mais fracos e mais intensos.

De acordo com o registro do pluviômetro da Agência Sertão, localizado no Centro de Guanambi, o acumulado foi de 65 mm no período. Somando com a precipitação das chuvas que caíram desde a última quarta-feira (3), o mês de fevereiro acumula 160 mm.

Ao contrário do que ocorreu na quarta-feira, quando choveu cerca de 50 mm em um intervalo de uma hora, a chuva desta segunda-feira foi mais distribuída e não causou tantos transtornos quanto a chuva anterior, quando a água da enxurrada subiu a calçada e invadiu casos e comércios em algumas vias.

Os volumes registrados até aqui são considerados uma boa surpresa, já que as previsões de janeiro apontavam para pouca chuva no mês de fevereiro. Três fenômenos estão contribuindo para a intensidade das chuvas em boa parte do Nordeste Brasileiro. O principal é a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), conectada a uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), aliadas à formação de uma área de alta pressão atmosférica no Sul do país.

Três fenômenos contribuem para a formação de chuvas em boa parte do Nordeste.

Além disso, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) impediu ingresso de umidade sobre a região durante boa parte dos meses de dezembro e janeiro, bloqueio este que atuou até o início do mês de fevereiro.

A previsão é de que o tempo continue chuvoso em Guanambi e região até quarta-feira (10). Entre quinta-feira (11) e domingo (14), o tempo tende a ficar firme, mas pode voltar a chover a partir da próxima segunda-feira (15), se estendendo até por volta do dia 22.

O Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “Grande Perigo” por conta do risco de temporais intensos, válido até as 12h desta terça-feira (9). O alerta engloba todo o Espírito Santo, Centro e Norte de Minas e toda a área de divisa da Bahia.

Alerta do Inmet tem validade até às 12h desta terça-feira (9)

Desde o início da temporada chuvosa, em outubro, foram registrados até o momento cerca de 580 mm de chuva na cidade. Novembro foi o mês mais chuvoso, com acumulado de 216 mm, podendo ser superado por fevereiro, caso as previsões se confirmem. Na temporada chuvosa passada, o volume registrado foi de cerca de 800 mm, passando de 1.000 mm em algumas regiões de serra.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile