Vigilância notifica e interdita bares em Vitória da Conquista

vigilância Sanitária Vitória da Conquista
Reprodução | PMVC

Mesmo com o cenário crítico por conta do agravo da pandemia do coronavírus nas últimas semanas, muitas festas e aglomerações foram registradas em Vitória da Conquista no último fim de semana. Na Avenida Olívia Flores, local de maior concentração de bares e restaurantes, muitas pessoas curtiram o fim de semana sem preocupação com a contaminação. Vídeos circularam nas redes sociais mostrando o movimento de pessoas em bares.

Por esta razão, a Vigilância Sanitária intensificou a fiscalização na cidade. Uma operação contou com o apoio do Procon, da Polícia Militar e dos fiscais de postura do município no último sábado (15). Foram realizadas 42 inspeções, notificando 33 estabelecimentos e realizando duas interdições parciais e uma interdição total. A Prefeitura de Vitória da Conquista não informou em quais localidades ocorreram as interdições.

Segundo a Prefeitura, desde que foi iniciada a terceira fase de reabertura das atividades, em julho de 2020, bares e restaurantes de Conquista puderam retomar suas atividades, desde que cumprissem rigorosamente os protocolos de segurança contra a Covid-19. Entendendo as necessidades do setor, o Governo Municipal, até então, não retrocedeu para um novo fechamento.

Para Zuza Moreno, proprietário de um dos estabelecimentos visitados, o segmento dos bares envolve uma imensa quantidade de colaboradores. “Não apenas a minha, mas são muitas as famílias que têm este trabalho como sustento. Acho que é muito importante a gente seguir os protocolos, para que continuemos abertos, e cabe a nós buscar a adequação necessária e os cuidados com a pandemia”, declara Zuza.

O proprietário de bar Nevton Pereira destaca que há certa dificuldade com o comportamento de alguns clientes, mas a Prefeitura tem prestado apoio e orientação. “Sofremos muito em 2020 com o fechamento e estamos totalmente dispostos a acatar as medidas, para que não fechemos novamente as portas. A Administração Municipal está fazendo sua parte, e creio que chegaremos em um ponto de equilíbrio”, ressalta Nevton.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Maico Mares, as blitzes começaram nesta semana e irão durar por mais 60 dias. “Nosso objetivo é fazer com que os decretos municipais e estaduais sejam cumpridos, assim como os parâmetros sanitários para estes estabelecimentos. A população tem nos apoiado, mas reforçamos o apelo para que todos ajudem a manter os cuidados necessários com a pandemia”, afirma Maico.

A Prefeitura de Vitória da Conquista transferiu o feriado de carnaval para o dia 16 de julho. A mudança visou desencorajar as pessoas a viajarem no período e agravarem a situação epidemiológica no município.

Com informações da Secretaria de Comunicação

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile