Herzem Gusmão envia nova mensagem à população de Vitória da Conquista e atualiza seu estado de saúde

Herzem Gusmão internado
Reprodução | Instagram

No início da tarde desde domingo (21), Herzem Gusmão (MDB), prefeito afastado de Vitória da Conquista, voltou a se comunicar com a população de Vitória da Conquista por meio de um áudio gravado no Hospital Sírio Libanês e divulgado em suas redes sociais.

 O Hospital Sírio Libanês divulgou o último boletim sobre a saúde de Herzem no dia 27 de janeiro. Desde então, ele próprio tem se manifestado pelas redes sociais. No áudio, o prefeito disse que continua em recuperação e confiantes na sua plena recuperação e que foi avisado pelos médicos que este processo será lento.

“Estou aqui em São Paulo, no Sírio Libanês, neste domingo, dia 21 de fevereiro, em tratamento. Eu venho falando que a recuperação é lenta, os médicos avisaram, mas eu quero manifestar a minha gratidão pelas orientações”, disse.

Ele também agradeceu mais uma vez a todos que torcem pela sua recuperação. “Mandar um abraço para a população, para minha família, para todos aqueles que integram o governo, dos secretários aos servidores. Nos estamos aqui aguardando por tanto a recuperação, trabalhando colaborando. Eu espero com fé que Deus vai me devolver as minhas atividades normais na minha terra. Minha querida Vitória da Conquista, joia do Sertão Baiano, um grande abraço e que Deus nos abençoe”.

Herzem Gusmão testou positivo para a Covid-19 no dia 7 de janeiro, pouco mais de uma semana após ser reeleito prefeito de Vitória da Conquista. No dia 18, ele se afastou do cargo e foi internado no Hospital Samur, onde permaneceu até o dia 26, quando foi transferido para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde permanece ainda sem previsão de alta.

Herzem não tomou posse no dia 1º devido a seu estado de saúde. Dias depois, ele foi empossado durante uma cerimônia realizada na Câmara de Vereadores, na qual participou por videoconferência e fez o juramento e um breve discurso de posse. Devido ao afastamento, a vice-prefeita Sheila Lemos (DEM) assumiu o comando do município.

Taxa de ocupação de UTI’s

A taxa de ocupação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) continua alto em Vitória da Conquista. Neste domingo, segundo dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), 94% dos leitos da rede SUS estão ocupados.

De acordo com a Prefeitura de Vitória da Conquista, dos 66 pacientes internados em leitos de UTI, 17 pacientes são de Vitória da Conquista. Restam apenas quatro leitos desocupados para atender a toda a região Sudoeste de Saúde.

A Prefeitura não estuda novas medidas de isolamento social para conter o avanço do vírus. A Secretaria de Saúde considera que a situação no município está normal e que a pressão por vagas de internação é consequência do agravamento da doença em outras cidades. Apenas as normas do decreto estadual que institui toque de recolher das 22h às 5h está vigorando na cidade. As demais medidas tomadas pela prefeitura foram praticamente todas flexibilizadas nos últimos meses.

Neste domingo, a prefeita em exercício Sheila Lemos fez um apelo para que o Estado abra mais leitos na região e em outras regiões do Estado. ““Conquista vem se preparando, fazendo investimentos para ter suporte para tratar todos da Covid. Mas precisamos que o Governo do Estado abra mais vagas nas cidades que têm suporte nas regiões: abra mais vagas na região Sudoeste, na região Oeste, no Extremo Sul, Sul, Região Metropolitana. Abra vagas nas regiões conforme estão precisando de vagas”, disse.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile