Lagoa do Clube de Campo Guanambi transborda e peixes descem pela Treze de Maio

As chuvas intensas que caíram em Guanambi no fim da tarde deste sábado (20) fizeram a lagoa do Clube de Campo transbordar. Foram aproximadamente 85 mm de precipitação entre as 16 e as 18h, causando vários pontos de alagamentos pela cidade.

Esta é a terceira vez que a lagoa transborda desde 2018. A última foi a quase um ano, quando também foram registradas imagens dos peixes escoando pela rua, chamando a atenção de vizinhos do local e de pessoas quem passava pela via. O transbordamento desde sábado foi o mais intenso dos três.

peixes rua treze de maio lagoa clube de campo
Reprodução | Redes Sociais

Desta vez, um morador conseguiu capturar mais de meia dúzias de tilápias de tamanho médio e colocá-las em um balde com água. A foto chamou a atenção e foi compartilhada nas redes sociais.

Em um vídeo, um morador usa uma peneira para capturar pequenos peixes na água que escorre pelo canto da rua para fazer a diversão de uma criança que vibra com os pulos dos peixinhos tentando ganhar novamente a correnteza.

Um outro morador foi até próximo ao local por onde a água escoa. Ele mostra o portão sendo quase arrancado pela força do vertimento da lagoa. A água cai direto na rua Riachuelo e escorre pela Traze de Maio, até ganhar o sistema de drenagem, percorrer sobe parte da cidade até sair no Canal da Feira e desaguar no riacho do Belém pouco abaixo.

Lagoa do Clube de Campo transborda e peixes invadem rua em Guanambi

No local sempre existiu a formação do curso d’água no período chuvoso. No entanto, o crescimento da cidade impermeabilizou o solo e fechou as passagens, restando à água apenas a rua para seguir seu percurso.

Além disso, outras lagoas que se conectavam com a lagoa do Clube de Campo foram aterradas e deram lugar a ruas e construções. Hoje, toda vez que chove forte, a água tenta de alguma forma procurar o seu espaço e pode acabar causando transtornos.

Alagamentos

Vários pontos de alagamentos foram registrados em Guanambi neste sábado após o temporal que atingiu a cidade. A situação mais crítica ocorreu mais uma vez no bairro São Francisco, onde a água invadiu casas e estragou móveis e eletrodomésticos.

Também ocorreram pontos de alagamento nas Avenidas Barão do Rio Branco, também no bairro São Francisco, e Deolinda Martins, no bairro Santa Catarina. A água também invadiu casas no bairro Lagoinha e alagou uma pista de caminhada recém construída no bairro Gurungas.

Previsão

Deve continuar chovendo em Guanambi e em toda a região até o fim do mês. Os modelos meteorológicos e os institutos de pesquisa estimam que pode chover entre 60 e 90 mm nos próximos dias. A chuva deve se estender e voltar a se intensificar até meados de março, com pequenos intervalos de estiagem até lá.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile