Prefeitura decretará lockdown em Guanambi a partir de 1º de março

Joana Martins / Agência Sertão

A secretária de Saúde de Guanambi, Roberta Mota, afirmou durante entrevista coletiva no início da noite desta quarta-feira (24), que o prefeito Nilo Coelho vai implantar lockdown no município durante dez dias, a partir do dia 1º de março.

Segundo a secretária, o anúncio está sendo feito com antecedência para que os setores econômicos se preparem para a medida. Somente atividades extremamente essenciais estarão autorizadas a funcionar neste período. Bancos, casas lotéricas e outros prestadores de serviços serão chamados para dialogar sobre o funcionamento destes estabelecimentos.

A secretária ressaltou que a situação da Covid-19 no município está complicada, assim como ocorre em várias partes do país e o cenário precede o colapso. Nos últimos dias, a pasta tem registrado cada vez mais casos graves e óbitos de pacientes. “Estamos no pior momento em quase um ano de pandemia”, disse.

A titular da pasta disse ainda que o lockdonw é necessário pois as medidas até agora não estão sendo suficientes para controlar a transmissão do vírus. Ela afirmou que foram abertos mais oito leitos no Pronto Atendimento Covid-19, mas mesmo assim, a quantidade de pacientes internados ainda preocupa.

Em todo o estado, das 1.113 vagas em UTI disponibilizadas para o tratamento da doença, 908 estão ocupados, o que corresponde a 82%. Em Vitória da Conquista, onde estão os leitos de UTI da região, a taxa de ocupação está em 83%. Nos próximos dias, 10 leitos de UTI serão abertos no Hospital Oncológico em Caetité.

O pronunciamento completo da secretária está nas redes sociais da Prefeitura de Guanambi

O que é lockdown?

Um lockdown, ou em português bloqueio total ou confinamento, é um protocolo de isolamento que geralmente impede o movimento de pessoas ou cargas. Os lockdowns também podem ser usados para proteger pessoas ou, por exemplo, um sistema de computação de uma ameaça ou outro evento externo.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile