UniFG disponibilizou Centro de Saúde para atender pacientes com Covid-19

Centro de Saúde - UniFG
Ascom | PMG

O Centro Universitário – UniFG disponibilizou o Centro de Saúde da instituição para a Prefeitura de Guanambi aumentar os leitos clínicos, visando atender pacientes com Covid-19 no município. A estrutura fica localizada à Avenida Barão do Rio Branco, no Centro da cidade.

O anúncio foi feito, por meio da Assessoria de Comunicação (Ascom) da prefeitura na última terça-feira (2). Alguns secretários municipais estão visitando o local e planejando a adaptação da estrutura, tendo em vista os atendimentos à população. A previsão é que os novos leitos estejam prontos para receber pacientes nos próximos dias.

O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nesta quarta-feira (3), informou que não há mais leitos disponíveis no Pronto Atendimento Covid-19 e no Hospital Municipal de Guanambi. Ambas as unidades estão com lotação máxima.

O secretário de administração, Felipe Duarte, é um dos idealizadores do projeto de implantação dos novos leitos e intermediador da prefeitura com a instituição de ensino. À Agência Sertão, o secretário informou que a ideia inicial era implantar 16 leitos dentro da estrutura disponibilizada pela UniFG. No entanto, devido a gravidade do cenário epidemiológico no município, vão ser implantados 30 leitos clínicos.

Ainda conforme o secretário, essa é uma parceria da Ânima – UniFG e a disponibilização do espaço será sem custos para prefeitura. Segundo ele, a FIP Guanambi também dará apoio com os equipamentos, dentro do programa Mais Médicos, uma contrapartida da instituição para infraestrutura de saúde do município.

O secretário pontuou que o Hospital do Câncer em Caetité (Unacom) ainda está esperando a resolução de questões técnicas relacionadas ao oxigênio. No final da manhã desta quinta-feira (4), a Ascom divulgou que o prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, conseguiu junto ao secretário estadual de saúde, Fábio Vilas-Boas, destravar a liberação da estrutura de oxigênio para agilizar a abertura da Unacom, que está vindo de Recife.

Além disso, o prefeito solicitou ao secretário a abertura de 30 leitos clínicos e 10 de UTI no Hospital Geral de Guanambi (HGG). Nesse sentido, a diretora do HGG, explicou que está articulando com o Governo do Estado, e já alinhou a abertura de 10 leitos de UTI e 10 clínicos.

Segundo a diretora, a unidade não possui capacidade para o quantitativo de 30 leitos clínicos, uma vez que o hospital não é exclusivo à Covid. Salientou também que o atendimento do HGG é destinado para região de 31 municípios e não somente o município de Guanambi.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile