Livro sobre cultivo da bananeira será lançado pela Epamig, IF Baiano e UFV

Livro sobre cultivo da bananeira
Divulgação

Na próxima quinta-feira (11), instituições de Minas Gerais e da Bahia se unem para lançar um livro sobre cultivo da bananeira. A obra “Banana: do plantio à colheita” é uma parceria de pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi.

Segundo os autores, o objetivo do livro é abordar as principais técnicas e as tecnologias mais recentes aplicadas à produção da fruta, reunindo textos escritos por especialistas do Brasil e do exterior. O conteúdo e a linguagem pretendem atender as necessidades de estudantes, pesquisadores, extensionistas, produtores e demais envolvidos na cadeia produtiva de banana no Brasil.

A cerimônia de lançamento será virtual, transmitida a partir das 19h, no canal da Epamig no YouTube. A programação vai abordar temas como a formação técnico-científica voltada para bananicultura profissional, perspectivas para um mundo globalizado e tendências do mercado de banana. Não é necessário realizar inscrições prévias para acompanhar o evento.

Livro sobre cultivo da bananeira
Programação de lançamento do livro

O professor Sérgio Donato é o representante do IF Baiano – Campus Guanambi na edição do livro. Ele acumula mais de 20 anos de pesquisa na área e já participou de outras publicações sobre o tema. Colaborou também na elaboração do Informe Agropecuário sobre bananicultura lançado em 2015, o mais vendido em mais de 45 anos da publicação pela Epamig. “A publicação científica em forma de livro contribui para a popularização da ciência desenvolvida ao longo dos anos, fazendo chegar as tecnologias de produção a todos envolvidos na cadeia da bananicultura”, disse.

De acordo com uma das editoras do livro, Maria Geralda Vilela, os trabalhos desenvolvidos pelos autores e coautores vêm de longa data. Segundo ela, os capítulos contêm ricas fontes de informações úteis e práticas aos interessados na produção de banana.

“A obra é o resultado da experiência de pessoas que são referências na cultura da banana, seja experiência científica, técnica ou de campo. O que nós editores esperamos é que essa obra seja útil e que ajude no dia a dia da condução de uma lavoura. Desejamos sucesso aos envolvidos na cadeia produtiva da banana. É tudo que a gente espera. Poder contribuir com a atividade e com as pessoas envolvidas na atividade”, enfatiza Maria Geralda que também é coordenadora do Programa de Pesquisa em fruticultura da Epamig.

O livro sobre cultivo da bananeira já está disponível para venda no site da livraria da editora UFV.

 

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile