Embarcação da Marinha afunda parcialmente no rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa

A principal embarcação ancorada no rio São Francisco, no trecho do município de Bom Jesus da Lapa, está sob perigo. Nesta quarta-feira (10), militares da Agência da Capitania dos Portos da Marinha do Brasil trabalhavam para tentar salvar a lancha Agência Escola Flutuante Saldanha Marinho (AgEFlut Saldanha).

As imagens foram registradas pela TV Lapa Digital e mostram a popa da embarcação submersa nas águas do Velho Chico. No momento da gravação do vídeo, profissionais da Marinha navegavam em uma embarcação menor, avaliando os danos da AgEFlut.

Embarcação da Marinha está afundando no Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa

Segundo o repórter Eniédson Ferreira, responsável por registrar as imagens e narrar o fato, a embarcação possui valor histórico para a população ribeirinha da região de Bom Jesus da Lapa, pois é a mais importante em navegação em todo o Médio São Francisco. No vídeo, ele pede que as autoridades tomem providências para evitar o afundamento da lancha.

A Agência Sertão procurou a Agência da Capitania dos Portos de Bom Jesus da Lapa e o setor de comunicação social do Comando do 2º Distrito Naval para saber as causas do incidente e as medidas que estão sendo tomadas para evitar o afundamento total da lancha.

Em nota, a Marinha informou que a popa da Agência Escola Flutuante (AgEFlut) Saldanha Marinho foi parcialmente alagada, aparentemente, após o desmoronamento de pequena parte da margem do rio São Francisco, onde encontrava atracada. O barranco cedeu como resultado de erosão provocada pela vazante do rio, o que favoreceu a rápida entrada de água.

De acordo com dados da Agência Nacional de Água (ANA), o nível do rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa está bastante cheio. Nesta quarta-feira (10), o nível era de 5,46 metros. No início do mês, o nível chegou a 6,85 metros.

O 2º Distrito informou também que a Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa, utilizando cabos de aço, reforçou a amarração da embarcação, encontrando-se em curso os procedimentos para a reflutuação nos próximos dias.

A Marinha também informou que, desde que foi restaurada, em janeiro de 2020, a AgEFlut Saldanha apresentou plena capacidade de navegação no Rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa.

A embarcação que é considerada uma das atrações do Rio São Francisco, foi adquirida e incorporada à Marinha do Brasil em 1993, sendo utilizada, inicialmente, para realização de Inspeção Naval e representação da Marinha; posteriormente, passou a ser empregada nas ações itinerantes voltadas ao Ensino Profissional Marítimo e de Segurança do Tráfego Aquaviário, em locais de acesso exclusivamente fluvial.

Em abril de 2020, a Agência Escola Flutuante foi estabelecida como Organização Militar sem autonomia, subordinada à Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa.

A lancha ficou cerca de cinco anos parada e sua volta à navegação no rio São Francisco ocorreu na procissão de São Sebastião, na localidade de Boa Vista, no município de Serra do Ramalho.

Agência Escola Flutuante Saldanha Marinho volta a navegar no rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile