Transporte intermunicipal será suspenso no feriado da semana santa na Bahia

Transporte intermunicipal
Reprodução

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), informou na manhã desta segunda-feira (22) que determinará a suspensão do transporte intermunicipal durante o feriado da Semana Santa, entre os dias 2 e 4 de abril. A medida visa reduzir a propagação do novo coronavírus em meio à pior fase da pandemia no estado.

Rui costa anunciou a decisão em entrevista à rádio Eldorado FM, após ser questionado se a Bahia terá novamente feriados antecipados, a exemplo do que ocorreu na primeira onda da crise sanitária e vem sendo aplicado agora por outros estados.

“O que nós já decidimos é suspender o transporte intermunicipal no feriado da Semana Santa, pra evitar que todo o esforço que foi feito por centenas de prefeitos seja jogado fora. Porque nem todas as cidades estão no mesmo nível de contaminação. Algumas estão com baixíssimo nível, outras estão com o número muito alto de reprodução do vírus. Se nós permitirmos essas viagens, nós vamos contaminar aquelas cidades que hoje estão com baixo número de contaminação. Então nós vamos suspender o transporte municipal, mas não tomas nenhuma decisão ainda sobre antecipação de feriado”, disse Rui Costa.

Ampliação do toque de recolher

Além disso, o Governo do Estado publicou, neste sábado (20) o novo decreto, antecipando o toque de recolher no Estado das 20h para as 18h.

A medida vale para todos os 417 município baianos e tem como finalidade, segundo o governo, de diminuir a circulação de pessoas e consequentemente a propagação do coronavírus. A regra vale até às 5h do dia 1º de abril.

Em alguns municípios da região metropolitana, as regras são mais rígidas. Nos municípios de Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé 8 e Simões Filho, o comércio não essencial deverá permanecer fechado até às 5h do dia 29. Em Itaparica, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca e Vera Cruz o comércio poderá funcionar durante o dia.

Nestes municípios, supermercados, hipermercados e atacadões só poderão comercializar gêneros alimentícios e produtos de limpeza e higiene e as farmácias só poderão comercializar medicamentos e produtos voltados à saúde.

Nos dois próximos fins de semana, continuará proibida a venda de bebidas alcoólicas em too o território do Estado e a proibição do funcionamento considerado não essencial. O decreto diz ainda que a prorrogação ou não das medidas dependerá da taxa de ocupação de leitos de UTI no Estado, que deverá ficar abaixo de 80% por cinco dias consecutivos para que haja flexibilização.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile