As inscrições para o Programa Partiu Estágio encerram-se na próxima sexta-feira (26). São ofertadas 2.973 vagas a jovens universitários que desejam estagiar no Governo do Estado.
Para ter acesso a esse programa de cidadania estudantil, basta realizar a inscrição por meio do site: www.programaestagio.saeb.ba.gov.br. Mais informações podem ser obtidas no edital 001/2021, disponível no site do programa, no Diário Oficial do Estado (DOE) e na página da Secretaria da Administração (Saeb), disponível no endereço (http://www.saeb.ba.gov.br/).
Poderão participar estudantes universitários, regularmente matriculados em instituições de ensino superior estaduais, federais e privadas, com sede/pólo na Bahia e que cursem graduação nas modalidades presencial ou EAD. A inscrição no edital assegura a inclusão do universitário no Banco de Jovens para Estágio (com validade de seis meses), desde que o estudante cumpra os pré-requisitos do programa: ter mais de 16 anos, ser residente na Bahia e ter concluído pelo menos 50% do curso.
O Partiu Estágio terá a reserva de 10% das vagas ofertadas para portadores de deficiência física, como o previsto pela Lei 11.788/2008. Sobre o quantitativo de vagas não reservadas, terão prioridade universitários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), seguidos daqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada. Não poderão realizar as inscrições estudantes beneficiados pelo Projeto Estadual de Auxílio Permanência, instituído pela Lei 13.458/2015.
Célio Augusto Silveira de Alcântara, coordenador do Programa Partiu Estágio, avalia a experiência trazida pela iniciativa como uma oportunidade do jovem alinhar a experiência acadêmica com os aprendizados obtidos no campo profissional. “O Partiu Estágio agrega valores ao currículo do estudante e leva o jovem a adquirir uma visão estratégica sobre o planejamento da sua própria carreira”, ressaltou.
Programa Partiu Estágio
O Programa Partiu Estágio já contratou quase 12 mil universitários desde sua criação em 2017, é uma iniciativa da administração estadual baiana e garante o acesso a oportunidades de estágio para estudantes universitários de instituições com sede na Bahia.
O contrato tem duração máxima de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto quando o estudante é deficiente físico. A carga horária é composta de quatro horas diárias de atividades supervisionadas, chegando a 20 horas semanais.
Além da bolsa-estágio, os universitários terão direito a auxílio-transporte e 30 dias de recesso remunerado, proporcionais.
Fonte: Ascom/ Saeb