Morre em decorrência da Covid-19, Haroldo Lima, ex-deputado federal e dirigente do PCdoB

Reprodução

Morreu na madrugada desta quarta-feira (24), em Salvador, o ex-deputado federal do PCdoB da Bahia e dirigente do partido, Haroldo Lima, em decorrência de complicações da Covid-19.

Ele estava internado em uma unidade de saúde da capital baiana. Com o agravamento da doença, foi transferido para UTI, onde estava intubado desde sexta-feira.

Em nota, o presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, disse que Haroldo “lutou bravamente por longos dias contra a doença, mas não resistiu às complicações”.

“Lamentamos profundamente a irreparável perda de um dos mais destacados quadros nacionais do PCdoB nas últimas décadas e prestamos irrestrita solidariedade aos familiares, aos amigos e militantes neste momento de dor”, diz a nota.

Diversos agentes políticos e pessoas públicas se pronunciaram lamentando a morte de Haroldo Lima. Um deles foi o governador da Bahia, Rui Costa, durante entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia. O reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) também se prenunciou sobre a morte de Haroldo Lima.

Lima nasceu no município de Caetité, em outubro de 1939. Ele tinha 81 anos de idade e foi deputado federal pela Bahia por cinco mandatos, a partir de 1983 e 2003, sendo o primeiro pelo PMDB e os seguintes pelo PCdoB. Liderou a bancada do partido diversas vezes, inclusive durante a Assembleia Nacional Consituinte. Integrou várias comissões e grupos de trabalho na Câmara.

Haroldo Lima foi diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), entre 2003 e 2011, sendo indicado como diretor-geral do órgão em 2005. Ele era engenheiro, formado pela Universidade Federal da Bahia em 1958. Na juventude também foi dirigente da União Nacional dos Estudantes (UNE).

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile