Prefeito em exercício libera cultos religiosos aos fins de semana em Guanambi

Imagem Ilustrativa

O primeiro decreto editado pelo prefeito em exercício, Nal Azevedo (DEM), liberou a abertura das igrejas e templos religiosos aos fins de semana, em Guanambi. Os cultos e celebrações estavam permitidos no município apenas de segunda a sexta-feira.

A proibição nos fins de semana faz parte das medidas que tentaram diminuir a circulação de pessoas para evitar o risco da contaminação pelo coronavírus. De acordo com os últimos decretos do Governo do Estado e da Prefeitura de Guanambi, apenas atividades estritamente essenciais podem funcionar aos sábados e domingos. As medidas valem até 5 de abril.

Com o novo decreto, o funcionamento das igrejas aos fins de semana está permitido nos mesmos moldes dos decretos anteriores, com 30% de lotação máxima e respeitando o distanciamento social. Além disso, os cultos e celebrações só podem ocorrer durante o dia, com término antes do horário do toque de recolher das 18h.

Para justificar a decisão, o prefeito em exercício considerou o decreto federal assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em março do ano passado, considerando o direito fundamental à liberdade de culto religioso, pelo aspecto cultural, bem como as práticas tradicionais religiosas como atividades essenciais.

Nal assumiu interinamente a prefeitura durante licença do prefeito Nilo Coelho (DEM) pelo prazo de 10 dias. O titular se licenciou para tratar de questões pessoais.

O decreto também determinou a aplicação das mesmas regras impostas aos bancos e lotéricas à Agência dos Correios, que deve instalar todos e gradis do lado externo para evitar aglomerações na área interna.

Por fim, o decreto estabeleceu ponto facultativo em todas as repartições púbicas municipais no dia 1º de abril, próxima quinta-feira, véspera do feriado da Paixão de Cristo.

Veja o decreto na íntegra, publicado em edição extra do Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (26).

Coronavírus em Guanambi

Mais 54 casos foram registrados em Guanambi nesta sexta-feira, totalizando 5.076 casos desde o início da pandemia. No momento, 215 pacientes estão ativos com o vírus, sendo que 41 estão internados. Outros 218 aguardam os resultados dos exames.

A taxa de ocupação de leitos clínicos no Pronto Atendimento, Hospital Municipal e Hospital de Campanha é de 73,3%, 50% e 73,3% respectivamente.

Já os cinco hospitais da região que dispõem de leitos de UTI para tratamento da doença estão com locação de 100% ou muito próxima. No Hospital Municipal Oncológico em Caetité, dos 10 leitos, 9 estão ocupados (90%). Já no Hospital Geral de Guanambi todos os dez leitos estão ocupados (100%).

Em Vitória da Conquista, o Hospital Geral (HGVC), com 40 leitos, e o Hospital São Vicente de Paulo, com 10 leitos, estão com 100% de ocupação. No Hospital de Clínicas, 18 dos 20 leitos estão ocupados (90%).

Do total de 90 leitos da região, apenas três não possui pacientes, o que equivale a uma taxa de ocupação de 97%.

Em todo o Estado, dos 1.423 leitos em operação, 1.228 estão ocupados (86%).

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile