Mais duas pessoas morreram com a Covid-19 em Guanambi. As vítimas foram dois homens, de 64 e 85 anos. Também foram registrados mais 68 casos da doença nesta terça-feira (30). As informações foram confirmadas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do boletim epidemiológico, divulgado pouco depois das 21h.
Agora são 48 óbitos relacionados à doença no município, dos quais, 33 ocorreram em 2021. Somente no mês de março já são 24 mortes.
A vítima de 85 anos era portador de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus, doenças mais comuns entre as vítimas da Covid-19 em Guanambi. Ele foi admitido na última sexta-feira (26) no Pronto Atendimento com confirmação da doença. No domingo (28), foi transferido para o Hospital Municipal, onde ficou sob uso de máscara de oxigênio de alto fluxo. Com a piora do quadro, ele veio a óbito na noite desta terça-feira.
Já o paciente de 64 anos não tinha comorbidades. Ele foi admitido na quinta-feira (25) no Pronto Atendimento, sendo transferido no dia seguinte para o Hospital Municipal. Além da máscara de alto fluxo, ele foi submetido a ventilação mecânica (intubação). Com a piora do quadro, ele faleceu, também na noite desta terça-feira.
Pela manhã, a pasta já havia registrado mais um óbito. A vítima foi um homem de 90 anos.
Casos
Com os 68 novos casos registrados, Guanambi chegou a 5.254 casos da Covid-19. No momento, 234 pacientes estão ativos com o vírus, sendo que 31 estão internados. Ainda restam 190 pacientes aguardando o resultado do exame laboratorial RT-PCR.
Os 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Guanambi (HGG) e os 10 leitos do Hospital Municipal Oncológico de Caetité (Unacon) estão com 100% de ocupação. Em Vitória da Conquista, dos 70 leitos disponíveis na rede SUS, 64 estão com pacientes (91,5%).
Nos três primeiros dias da semana, já são 149 nove casos, 86% a mais do que os 80 registrados nos três primeiros dias da semana passada. No entanto, o número de pacientes aguardando resultado dos exames é menor do que na terça-feira (23) passada, quando 271 pacientes esperavam o diagnóstico.
O município fechou as duas últimas semanas com queda no número de casos da doença.