Prefeitura de Guanambi divulga cronograma de aplicação do carro fumacê

Carro fumacê
Divulgação I Ascom-PMG

A Prefeitura de Guanambi, por meio da Secretaria de Saúde, tornou público desde a tarde desta quarta-feira (28), o cronograma completo de aplicação do carro fumacê nos bairros da sede e distritos. A aplicação é uma parceria da Secretaria de Saúde, junto à Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Sesab.

Ao todo, 6 (seis) unidades do carro fumacê foram encaminhados para a cidade. A operação começou na tarde da última terça-feira (27). Nesta quinta-feira (29), a aplicação ocorrerá em 22 bairros e no distrito de Mutãs, a partir das 17h. confira:

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população deixe portas e janelas abertas quando o veículo do fumacê passar pela rua. Assim, as gotículas do inseticida chegarão até o interior da residência, onde normalmente o Aedes aegypti se abriga. Além disso, é interessante cobrir com plástico ou tecido alimentos expostos e gaiolas de pássaros, lavar com água e sabão os bebedouros de animais após a aplicação do inseticida e manter-se longe do veículo enquanto estiver realizando os trabalhos.

Na aplicação, será utilizado um novo tipo de inseticida, que é menos agressivo e tem aroma mais agradável. Ao todo, serão 4 (quatro) ciclos de aplicação em toda cidade e distritos.

O mosquito Aedes aegypti não é o causador apenas da Dengue, mas também de outras doenças. Em Guanambi foram confirmados em abril, 134 casos de dengue, 71 de chikungunya e 8 de Zika. Os casos foram registrados em todos os bairros, mas os de maiores incidências são os bairros São Francisco, Novo Horizonte, Alto Caiçara, Alvorada, Paraíso e Vomitamel.

De acordo com a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura de Guanambi, após o uso de medidas de combate ao mosquito e a falta de resultados satisfatórios, foi solicitada a liberação dos veículos.

Ainda conforme a Ascom, desde janeiro de 2021 está sendo feito um trabalho de prevenção, e até o momento, 74.548 imóveis foram visitados. Desse total, foi encontrado o foco do mosquito Aedes aegypti em 1.800 lugares, 86% dentro das residências.

Confira o cronograma desta sexta-feira (30):

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile