Anúncio
Destaques

Polêmicas contemporâneas: Fechamento da Ford, crise e desindustrialização no Brasil

Publicado por
Geovane Santos
Compartilhado
Anúncio

Com o fechamento da Ford na Bahia, o estado registrou a maior queda industrial desde maio do ano passado. Na comparação com os dois primeiros meses de 2020,  o acumulado do mesmo período, neste ano, despencou 18%, os dados foram levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). “A Ford está sofrendo e tendo que correr para se modernizar, preferiu sair e concentrar investimento nos mercados mais atrativos: China e Estados Unidos”, argumenta Abel Ribeiro, professor da Escola Politécnica da UFBA.

Com o fim da produção da montadora norte-americana na Bahia, o Sindicato dos Metalúrgicos calcula que 72 mil famílias serão afetadas pelas demissões. Após sucessivos protestos dos funcionários, um acordo legal foi firmado para assegurar que as exonerações não ocorram até o próximo mês (maio).

Anúncio

Para Ataíde Lima, diretor de administração e finanças da BAHIAINVESTE, é preciso reconhecer a importância que a Ford representou enquanto desenvolvedora de um projeto e de uma produção relevante no estado da Bahia, mas afirma que esse movimento é um processo natural no setor industrial. “São relações cíclicas, há quem fale nos chamados ciclos longos e nos ciclos curtos. Então, a indústria passa por esses ciclos de tempos em tempos”, argumenta.

“O que eu fico imaginando é que não podemos desperdiçar o ativo que nós temos  em Camaçari, não só a unidade, a fábrica, mas também um aproveitamento do porto da Ford, alerta  Adary Oliveira da Associação Comercial da Bahia, que apoia a utilização do Porto que volta a pertencer ao estado, com a revogação do contrato com a montadora.

O conselheiro da BAHIAINVESTE argumenta que deve se refletir sobre o  impacto da saída de uma unidade consolidada e bem desenvolvida, mas que essa é também uma oportunidade para idealizar  projetos futuros. “Fica uma planta, uma área, e é nesse ponto que devemos compreender quais atividades novas podem se desenvolver a partir daí, e, então, enxergar o fechamento como abertura de um novo potencial”, acrescenta.

Na próxima segunda, 03, às 19 horas, ocorrerá o debate “Fechamento da Ford: Crise e desindustrialização no Brasil”, do projeto Polêmicas Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além dos citados, participarão o professor da Faculdade de Economia da UFBA, Uallace Moreira e do Sindicato dos Engenheiros da Bahia, Allan Hayama.

Ofertada desde 2003, Polêmicas Contemporâneas é uma disciplina-evento regular  do Departamento de Educação II, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia e coordenada pelo professor Nelson Pretto.

A transmissão é aberta e livre. Para mais informações acesse: www.polemicas.faced.ufba.br/.

Anúncio

Fabio de Souza, projeto Sê Livre/UFBA, estudante de Comunicação da FACOM/UFBA.

*Este texto faz parte do projeto “Polêmicas contemporâneas”, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Ufba). A Agência Sertão atua como veículo parceiro na divulgação dos conteúdos.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 30 de abril de 2021 11:44

Geovane Santos

Anúncio
Publicado por
Geovane Santos

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio