35.1 C
Guanambi
27.1 C
Vitória da Conquista

Hospitais municipais de Guanambi e Serra do Ramalho ganham recursos do SUS para leitos da Covid-19

Mais Lidas

Os hospitais municipais de Guanambi e Serra do Ramalho ganharam recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para custear oito leitos com suporte de ventilatório pulmonar destinados exclusivamente para à Covid-19. A autorização foi feita pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (06) e publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A autorização é de caráter excepcional e temporário. O valor do repasse mensal é de mais de R$ 57 mil, correspondente a abril, para cada município.

Vale ressaltar que em Guanambi, os quatros leitos autorizados já encontram-se em funcionamento no Hospital Municipal de Campanha de Covid-19 e a partir de agora, deixarão de ser custeado pelo município e passam a ser responsabilidade do estado.

Já no município de Serra do Ramalho, os leitos já estavam montados e só estava aguardando a autorização do Ministério e a liberação de verbas para o funcionamento.

A autorização ocorre sob demanda dos estados, que têm autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários. Apesar disso, o Ministério da Saúde, em decorrência do atual cenário de emergência, disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença – somente em 2021, já foram autorizados 98 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar no estado baiano. O investimento é de mais de R$ 1,6 milhão.

Hospital de Serra do Ramalho entra em colapso

Sem leitos para pacientes com Covid-19, o Hospital Municipal Gilvan Wanderley de Farias, em Serra do ramalho, entrou em colapso e não há mais vagas.

O comunicado foi publicado na manhã desta sexta-feira (7), na página da prefeitura no Fecebook. A secretaria informa que 100% dos leitos estão lotados.

De acordo com a secretaria, é importante cumprir o que determina o protocolo sanitário para evitar um novo ‘lockdown’. O comunicado reforça para redobrar os cuidados, bem como o uso de máscara e evitar aglomerações.

De acordo com o último boletim, Serra do Ramalho contabiliza 511 casos confirmados, destes, 429 recuperados, 59 ativos e 23 mortos.

A cidade registra uma alta taxa de transmissão desde o início da pandemia.

SAIBA MAIS SOBRE A AUTORIZAÇÃO

O pedido de autorização para o custeio dos leitos covid-19 é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades.

Para a autorização, basta que estados e municípios cadastrem a solicitação na plataforma SAIPS observando os requisitos necessários. Os critérios são objetivos para dar celeridade e legalidade ao processo e garantir o recurso necessário o mais rápido possível.

Entre os aspectos observados nas solicitações de autorização estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas