Anúncio
Região de Guanambi

Nada de super-mãe: sobrecarga na pandemia pede que as mães reconheçam seus limites

Publicado por
Geovane Santos
Compartilhado
Anúncio

A pandemia de covid-19 reconfigurou muitas das atividades cotidianas das empresas e das famílias. O impacto dessas mudanças é ainda mais forte sobre as mães, sobretudo aquelas trabalhando em home office. Às responsabilidades do trabalho, somam-se as atividades domésticas e o cuidado com os filhos, compulsoriamente delegados às mulheres.

De acordo com dados divulgados em 2019 pelo IBGE, 92,2% das mulheres afirmaram realizar trabalhos domésticos, identificados na pesquisa como “outras formas de trabalho”. A suspensão das aulas presenciais nas redes pública e privada também obrigou as mães, principalmente aquelas com crianças pequenas, a responsabilidade de acompanhar ainda mais de perto as atividades escolares dos filhos.

Mayane Moura, docente do curso de Odontologia da UniFG, passou pelo desafio de dar à luz seu primeiro filho durante a pandemia. Para a professora, a nova realidade foi transformadora: “Você vai entender que mais se aprende do que se ensina, e aprender tanto sobre você, que talvez não se reconheça mais, a velha você fica para trás e surge a versão mais corajosa, mais determinada e mais forte”.

Mayane Moura, mãe do pequeno Benício

Após o fim da licença maternidade, a mãe de primeira viagem teve que encarar um novo desafio: ministrar aulas à distância e conciliar a rotina acadêmica com as demandas do bebê. Diante de tantos desafios, Mayane precisou se desdobrar para cumprir suas tarefas. “O mais impressionante é que você vai dar conta! Não de tudo, é claro, mas sim de tudo aquilo que é fundamental, porque vai aprender a escolher o que realmente importa e é prioridade para você ser mãe”.

Aprender a reconhecer seus limites é o conselho que a psicóloga e professora Miriã Lima dá às mães, sobretudo nesse momento. “Em meio às inseguranças como a perda de emprego, risco de adoecimento, perdas de amigos e familiares, impactos econômicos, muitas mães tiveram sua saúde mental afetada e mesmo assim, se sentiram no dever de se mostrar fortes diante dos filhos, colegas de trabalho e demais pessoas. Vimos mães que dentro dos seus limites tentaram se reinventar, admitir suas fragilidades e procurar suporte”.

Psicóloga Miria Lima

De acordo com a psicóloga, é importante que as mães não tentem bancar a “super-mãe”, aquela que faz de tudo, mesmo com toda a pressão social que existe sobre elas. “Não tenha receio em assumir suas vulnerabilidades, reconhecer sua humanidade, seus limites e potencialidades”. Nesse momento, é fundamental abrir-se ao diálogo com as pessoas próximas. “Converse sobre seus sentimentos, crie espaços de trocas entre amigas, e se necessário busque suporte psicológico. Ser mãe é ser forte, mas é também ser frágil, é cuidar do outro e também cuidar de si”.

Para dar suporte às mães, o Serviço de Psicologia da UniFG tem oferecido um importante serviço de auxílio psicológico, através do atendimento remoto. Os agendamentos devem ser feitos pelo WhatsApp, através do número (77) 98814-5783.

*Texto da Ascom/UniFG

Anúncio
Anúncio
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 7 de maio de 2021 20:44

Geovane Santos

Anúncio
Publicado por
Geovane Santos

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio