Policiais do 17º BPM de Guanambi receberão prêmio por desempenho na próxima semana

Ascom da 17º BPM/ Reprodução

Pelo 5º semestre consecutivo, os policiais militares do 17º Batalhão de Polícia Militar  (17º BPM) receberam o Prêmio por Desempenho Policial (PDP), pago pelo Governo do Estado da Bahia em virtude de terem alcançado as metas pré-estabelecidas de redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no 2º semestre de 2020.

Os pagamentos serão realizados no próximo dia 17, nas contas dos servidores e os valores pagos variam entre R$ 371 e R$ 1,8 mil por pessoa. No total, mais de 13 mil policiais militares, civis e técnicos serão contemplados na Bahia.

No 17º BPM, essas metas estão sendo alcançadas desde o 2º semestre de 2018. A unidade policial já foi responsável pela redução histórica do número de homicídios ocorridos no ano de 2020 na cidade de Guanambi em comparação aos últimos 10 anos.

Comparando os dois semestres que garantiram o prêmio aos policiais do 17º BPM, houve uma redução de 8 homicídios em Guanambi. Segundo a instituição, no 2º semestre de 2019 (junho a dezembro), foram registrados 13 assassinatos em Guanambi, e no 2º semestre de 2020 houve o registro de 5 homicídios no município.

Além dessa redução histórica na cidade de Guanambi nos últimos 10 anos, o ano de 2020 foi marcado por uma redução em torno de 66,7% em relação ao ano de 2019 (a maior redução percentual entre os municípios com mais de 50 mil habitantes de todo o Estado da Bahia).

A meta do 17º BPM no ano de 2021, é superar a redução dos crimes de 2020 através de um trabalho de planejamento operacional eficiente, um controle da atuação das facções criminosas através do Setor de Inteligência e uma repressão qualificada por parte do policiamento ostensivo.

94ª CIPM de Caetité

A 94ª CIPM de Caetité, que compõe a 38ª Área Integrada de Segurança Pública (AISP 38) também foi contemplada com o PDP e receberá o prêmio no próximo dia 17.

As cidades de cobertura da AISP 38 são – região de Guanambi – Matina, Sebastião Laranjeiras, Palmas de Monte Alto, Candiba, Pindaí, Urandi, Iuiú, Malhada e Carinhanha. Região de Caetité – Caculé, Ibiassucê, Lagoa Real e Licínio de Almeida.

Prêmio por Desempenho Policial
O Prêmio por Desempenho Policial (PDP) foi instituído pela lei 12.371 de 21 de dezembro de 2011, cujo objetivo é estimular, reconhecer e valorizar o desempenho de servidores no combate ao crime, ao recompensar os profissionais pela redução nos números de casos de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte – os chamados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs).
Portanto, a manutenção do pagamento do prêmio – em um momento de retração econômica e demanda extra por investimentos na área de saúde, em função da pandemia da Covid-19 – representa um grande esforço de caixa para o governo baiano, comprovando o seu comprometimento com a valorização das forças de segurança do Estado.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile