Sesab suspende vacinação em grávidas e puérperas sem comorbidades

vacina-1-
Reprodução

A vacinação de grávidas e puérperas sem comorbidades está suspensa na Bahia. A medida foi adotada pela secretaria de Saúde do estado (Sesab) após comunicado do Ministério da Saúde realizado na noite desta terça-feira (11).

Antes a suspensão valia apenas para doses da vacina de Oxford, mas foi ampliada também para CoronaVac e Pfizer, outros tipos oferecidos no Brasil. 

De acordo com informações o site Correio, as gestantes e puérperas que possuem comorbidades devem seguir se vacinando e receberão as doses da Pfizer.

Suspensão da vacina AstraZeneca 

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) determinou a suspensão da vacina desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca, com a Universidade de Oxford, para mulheres grávidas. A decisão foi tomada com base a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) .

O órgão regulatório divulgou uma nota técnica recomendando que o imunizante seja aplicado conforme indica a bula, que não prevê o uso em gestantes.

A medida ocorre após o Ministério da Saúde abrir investigação para analisar o caso de uma grávida que veio a óbito após tomar essa vacina no Rio de Janeiro. Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, houve relatos de outro caso na Bahia, mas o Ministério da Saúde confirmou apenas o óbito da gestante no Rio.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile