A prefeitura de Guanambi divulgou o cronograma de vacinação contra a Gripe Influenza nas comunidades da zona rural. A campanha iniciou nesta terça-feira (18) e vai até o dia 08 de junho.
Segundo a Ascom da prefeitura, o público alvo na zona rural é as crianças, gestantes, trabalhadores em saúde, puérperas, professores ativos, idosos, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, obesos, transplantados, imunossupressão e trissomias).
Lembrando que no caso dos professores ativos, é necessário levar o contracheque mais recente e das pessoas com comorbidades, um laudo que comprove a preexistência de algum tipo de doença crônica.
Confira a programação:
DIA: 18 DE MAIO DE 2021 (TERÇA- FEIRA)
– DIA: 19 DE MAIO DE 2021 (QUARTA – FEIRA)
– DIA: 20 DE MAIO DE 2021 (QUINTA – FEIRA)
– DIA: 21 DE MAIO DE 2021 (SEXTA – FEIRA)
Importância da vacina contra a Gripe Influenza em período de pandemia de Covid-19
Dividida em três fases, a campanha nacional pretende vacinar 79,7 milhões de brasileiros em todos os estados até o mês de julho. A vacinação, que acontece pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) desde 1999 e com a inserção de novos grupos progressivamente desde 2011, visa combater casos graves de gripe. Neste ano, com a pandemia de Covid-19, sua importância foi reforçada, porque alguns de seus sintomas, como tosse, febre e dor no corpo, podem ser confundidos com os do novo coronavírus.
A gripe e a Covid-19 são infecções respiratórias causadas por vírus transmitidos por contato respiratório e têm quadro muito parecido no início, explica Juarez Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) – “Por esse motivo, tudo o que pudermos fazer para diminuir a incidência dessa doença, incluindo vacinas, ajuda a desafogar a rede de saúde já bastante comprometida com a pandemia”.
A vacina contra a gripe, que visa imunizar contra o vírus Influenza, é trivalente, ou seja, protege contra três cepas: o vírus Influenza A (H1N1), que acomete adultos entre 40 e 60 anos; a cepa A (H3N2), com maior impacto em idosos; e as cepas B, que atingem mais crianças, adolescentes e adultos jovens. Todas as cepas podem causar infecções graves e mortes em pessoas de qualquer faixa etária, afirma o Ministério da Saúde.
Segundo a CNN Brasil, as clínicas particulares já estão comercializando a vacina desde março, pois ela está disponível no PNI somente para os grupos prioritários. Mas a adesão à vacinação contra influenza também caiu na rede privada, segundo Geraldo Barbosa, presidente da Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC). Ele diz que houve uma queda de até 40% comparada ao mesmo período do ano passado.
O foco do governo federal no combate à pandemia de Covid-19 e uma “falsa sensação de segurança” das pessoas que permanecem mais tempo em casa podem ser os responsáveis por essa queda, na opinião do presidente da ABCVAC.