Prefeitura de Guanambi divulgou cronograma de vacinação contra Influenza na zona rural

vacinação bahia
Imagem Ilustrativa | Reprodução

A prefeitura de Guanambi divulgou o cronograma de vacinação contra a Gripe Influenza nas comunidades da zona rural. A campanha iniciou nesta terça-feira (18) e vai até o dia 08 de junho.

Segundo a Ascom da prefeitura, o público alvo na zona rural é as crianças, gestantes, trabalhadores em saúde, puérperas, professores ativos, idosos, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, obesos, transplantados, imunossupressão e trissomias).

Lembrando que no caso dos professores ativos, é necessário levar o contracheque mais recente e das pessoas com comorbidades, um laudo que comprove a preexistência de algum tipo de doença crônica.

Confira a programação:

DIA: 18 DE MAIO DE 2021 (TERÇA- FEIRA)

– DIA: 19 DE MAIO DE 2021 (QUARTA – FEIRA)

 – DIA: 20 DE MAIO DE 2021 (QUINTA – FEIRA)

 – DIA: 21 DE MAIO DE 2021 (SEXTA – FEIRA)

Importância da vacina contra a Gripe Influenza em período de pandemia de Covid-19

Dividida em três fases, a campanha nacional pretende vacinar 79,7 milhões de brasileiros em todos os estados até o mês de julho. A vacinação, que acontece pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) desde 1999 e com a inserção de novos grupos progressivamente desde 2011, visa combater casos graves de gripe. Neste ano, com a pandemia de Covid-19, sua importância foi reforçada, porque alguns de seus sintomas, como tosse, febre e dor no corpo, podem ser confundidos com os do novo coronavírus.

A gripe e a Covid-19 são infecções respiratórias causadas por vírus transmitidos por contato respiratório e têm quadro muito parecido no início, explica Juarez Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) – “Por esse motivo, tudo o que pudermos fazer para diminuir a incidência dessa doença, incluindo vacinas, ajuda a desafogar a rede de saúde já bastante comprometida com a pandemia”.

A vacina contra a gripe, que visa imunizar contra o vírus Influenza, é trivalente, ou seja, protege contra três cepas: o vírus Influenza A (H1N1), que acomete adultos entre 40 e 60 anos; a cepa A (H3N2), com maior impacto em idosos; e as cepas B, que atingem mais crianças, adolescentes e adultos jovens. Todas as cepas podem causar infecções graves e mortes em pessoas de qualquer faixa etária, afirma o Ministério da Saúde.

Segundo a CNN Brasil, as clínicas particulares já estão comercializando a vacina desde março, pois ela está disponível no PNI somente para os grupos prioritários. Mas a adesão à vacinação contra influenza também caiu na rede privada, segundo Geraldo Barbosa, presidente da Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC). Ele diz que houve uma queda de até 40% comparada ao mesmo período do ano passado.

O foco do governo federal no combate à pandemia de Covid-19 e uma “falsa sensação de segurança” das pessoas que permanecem mais tempo em casa podem ser os responsáveis por essa queda, na opinião do presidente da ABCVAC.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile