Em edição extra do Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (24), a Prefeitura de Guanambi prorrogou as medidas restritivas de enfrentamento ao coronavírus até o dia 31 de maio. A nova normativa não trouxe mudanças em relação ao decreto anterior, publicado na última quinta-feira (20).
Continua vedada a locomoção noturna nas vias do município, no período das 21h às 05h. Esta medida diverge do decreto estadual, que determina o toque de recolher a partir das 20h nas regiões da Chapada, Oeste, Sudoeste e Extremo-Sul.
Também segue vedada a venda de bebidas alcoólicas no próximo fim de semana, com início das restrições às 18h da próxima sexta-feira (28), até às 5h, da próxima segunda-feira (31).
A prática de atividades esportivas coletivas, amadoras e profissionais, também segue vedada no mesmo período, sendo permitidas apenas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações. Academias e demais estabelecimentos de atividades físicas seguem com funcionamento permitido, desde que respeitada a lotação máxima de 50% da capacidade do espaço.
Ainda continua proibida a realização de eventos e atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas. A media incluiu cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, shows, circos, cinemas, clubes, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas, carreatas e afins.
As demais atividades econômicas continuam permitidas, desde que sejam respeitados os protocolos sanitários, como uso de máscaras, disponibilização de álcool para higienização de mãos e distanciamento de filas.
Escalada de casos
Nesta segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde registrou mais um óbito relacionado à Covid-19. Também foram registrados mais 25 casos da doença. Com isso, o total chegou a 7.390, com 279 casos ativos. Ainda restam 446 casos de pacientes com suspeita da doença aguardando o resultado dos exames. A média móvel de casos dos últimos sete dias está em 55. O número de óbitos chegou a 79.
No momento, 35 pacientes do município estão internados em tratamento da doença e quase a metade, 17, estão em leitos de UTI, três em estado grave.