Região de Guanambi

Novo decreto proíbe funcionamento do comércio e celebrações religiosas no fim de semana em Guanambi

Publicado por
Compartilhado

A Prefeitura de Guanambi decretou novas medidas restritivas de enfrentamento ao avanço do coronavírus no município. As novas regras estão em um decreto, publicado na edição desta quinta-feira (27) do Diário Oficial do Município. As medidas foram tomadas após o aumento sucessivo no número de casos confirmados da Covid-19 nos últimos dias.

Entre as principais mudanças, está a proibição do funcionamento comércio considerado não essencial aos fins de semana, incluindo bares e restaurantes e lanchonetes, com funcionamento permitido apenas por delivery de alimentos, sendo vedada a venda de bebidas alcoólicas. A medida tem início às 19h30 desta sexta-feira (28) e vale até às 5h da próxima segunda-feira (31).

Anúncio

As atividades religiosas, como cultos e missas, também estão vedadas no mesmo período, podendo ocorrer apenas de segunda a sexta-feira, até 19h30. Continua a limitação da ocupação ao máximo de 50% e a exigência do cumprimento dos protocolos sanitários.

Também foi suspenso o atendimento presencial nas repartições públicas da prefeitura de Guanambi por tempo indeterminado.

Apenas as atividades consideradas essenciais, como supermercados, loja de peças, oficinas mecânicas, farmácias, Mercado Municipal (restrita a parte dos hortifrutigranjeiros, açougues e feira livre), entre outros, estão permitidas no fim de semana. Durante a semana, o funcionamento dos demais estabelecimentos permanece permitido até 19h30. O toque de recolher volta a vigorar a partir das 20h, até às 5h.

Os eventos e atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, shows, circos, cinemas, clubes, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas, carreatas e afins, continuam proibidos até o dia 03 de junho de 2021.

Continua permitido

Atividades esportivas somente individuais, desde que não gerem aglomerações, sendo vedada a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas, amadoras e profissionais, até o dia 03 de junho de 2021.

As Academias de atividades físicas, inclusive as situadas nos condomínios de casas e edifícios, e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas também podem funcionar, desde que limitada a ocupação ao máximo de 50% (cinquenta por cento) da capacidade do local, observados os protocolos sanitários estabelecidos.

Cinemas podem continuar a funcionar com 50% da capacidade. Também está autorizada a utilização das áreas comuns dos clubes sociais, não sendo permitida a utilização do parque infantil, das quadras de esporte coletivo e das piscinas.

O comércio em geral, como lojas de atacado varejo, bares, restaurantes e lanchonetes podem funcionar de segunda a sexta-feira, até às 19h30.

Aumento de casos

Nos últimos três dias, o aumento na procura por atendimento médico no Pronto Atendimento da Covid-19 aumentou significativamente, alcançando índices já mais vistos desde o início do funcionamento da unidade de saúde, no ano passado.

Depois de ligeiro alívio em abril, o número de casos confirmados da doença está crescendo há quatro semanas. Nos últimos sete dias foram 411 casos, média de 65,7 por dia. Ainda restam mais de 400 pacientes com suspeita da doença aguardando os resultados dos exames.

Secretaria Municipal de Saúde

O aumento no número de casos está sobrecarregando as unidades de saúde com leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da Covid-19. Há vários dias, a taxa de ocupação dos hospitais de Brumado, Caetité e Guanambi é de 100%.

Estes três municípios juntos possuem 40 leitos dedicados ao tratamento da doença. Em Vitória da Conquista, dos 70 leitos disponíveis, 68 estão ocupados. Em todo o Estado, dos 1.598 leitos abertos, 1.320 estão ocupados, o que equivale a 83%.

 

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 27 de maio de 2021 17:58

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio