Projeto Glaucoma realizou 800 atendimentos em Guanambi

Foto | Ascom PMG

A Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi realizou, entre os dias 28 e 29 de maio, o “Projeto Glaucoma”. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Guanambi, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) com o Adrivana Cunha Hospital de Olhos, hospital credenciado junto ao Ministério da Saúde há 10 anos e que realiza atendimentos em 96 municípios da Bahia. Os atendimentos foram registrados no 1° Centro de Saúde.

Atendimentos

Em dois dias foram realizados cerca de 800 atendimentos. Na sexta-feira (28) a Secretaria de Saúde priorizou o público dos distritos e zona rural, na qual 400 pessoas foram atendidas. Já neste sábado (29), outras 400 pessoas compareceram no Projeto Glaucoma e o público alvo foi a população da sede.

Foram beneficiados os pacientes que já estão em tratamento da doença, os quais passaram por consulta médica e em seguida receberam os devidos colírios para tratamento dos próximos três meses.

Dona Rita, de 66 anos, disse que a última vez que passou por atendimento pelo SUS foi em 2016 e que de lá para cá precisava pagar as consultas e os colírios. “Eu fui no médico pela prefeitura em 2016 e depois tinha que ficar pagando particular e pagando o colírio que custa uns R$ 300,00 reais cada um, graças a Deus agora tem aqui”, concluiu a moradora de Ceraíma.

A secretária de saúde, Dra Roberta, garante que o projeto dará continuidade durante a gestão de Nilo Coelho. “O Projeto Glaucoma não vai parar, a cada três meses iremos oferecê-lo à população de Guanambi. A pandemia da Covid-19 nos traz muitas dificuldades e desafios, mas buscamos sempre traçar boas estratégias para atingir o público que necessita desse tipo de atendimento e tratamento de glaucoma”.

Logística e estratégias

Kelle Araújo, diretora da atenção básica, disse que todo um planejamento foi pensado para atender a maior quantidade possível de pessoas mas sem causar aglomerações. “Trouxemos os atendimentos para o 1° Centro de Saúde por três motivos: fácil localização, espaço amplo e com boa estrutura para receber um projeto nesse porte. Além disso, todas as pessoas que passaram por aqui foram previamente agendadas por seus agentes comunitários de saúde e em suas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Durantes os dois dias as senhas foram distribuídas a cada 30 minutos, de 20 em 20 pessoas, mantendo todas as orientações do Ministério da Saúde de prevenção ao coronavírus (uso obrigatório de máscara, distanciamento social e higienização frequente com álcool em gel) , com o apoio de equipe da Secretaria de Saúde e equipe do Hospital de Olhos”, concluiu Kelle.

Omar Tavares, diretor do Adrivana Cunha, confirmou a parceria com a Prefeitura de Guanambi e a vinda do Projeto Glaucoma a cada três meses. “Oferecemos toda a estrutura necessária para receber esses pacientes, desde a equipe médica, técnica e de recepção, até equipamentos e colírios”, destacou o diretor.

Próximos atendimentos

Esta fase foi apenas para pacientes que já estão em tratamento da doença, a fase de rastreio (identificação/diagnóstico) será feita em outro momento.

Para quem não foi contemplado, é válido procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para posterior agendamento, já que o projeto dará continuidade no decorrer do ano no intuito de conseguir atender e acompanhar todos os pacientes que necessitam de tratamento de Glaucoma.

Que doença é essa?

Glaucoma provoca lesão no nervo óptico e no campo visual e como muitas vezes não apresenta sintomas, a doença pode se agravar e provocar a perda progressiva da visão, levando a total cegueira. Por isso é importante o diagnóstico precoce, que pode ser feito pelo oftalmologista em consultas de rotina, cujo tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile