Manifestantes interditaram trecho da BR-030 entre Carinhanha e Cocos cobrando asfalto

Protesto BR-030 carinhanha cocos
Reprodução | Redes Sociais

Integrantes do movimento intitulado “Asfalto sim, cascalho não” fecharam um trecho da BR-030, entre as cidades de Carinhanha e Cocos, próximo ao trevo que liga a Bahia a Minas Gerais. A via liga as regiões Sudoeste e Oeste da Estado.

O protesto começou na madrugada desta segunda-feira (31) e os manifestantes pedem o asfaltamento da rodovia. Até o fim da tarde, o bloqueio permanecia, sendo autorizadas apenas as passagens de veículos como viaturas, ambulâncias, automóveis com pessoas doentes, cargas com produtos perecíveis e cargas com animas vivos. Os manifestantes também pretendem impedir a passagem de máquinas da empresa responsável pelo encascalhamento da estrada.

Representantes do movimento disseram que não há previsão para liberar a passagem dos demais veículos. Entre os manifestantes estão moradores da região, empresários, produtores rurais e lideranças políticas.

A pavimentação da BR-030 entre Carinhanha e Cocos é uma reivindicação antiga dos moradores da região. Quem trafega pela via sofre com as péssimas condições da pista de cascalho, principalmente no período chuvoso. A rodovia é um dos principais canais de escoamento de produtos agrícolas produzidos na região.

Segundo o Portal Folha do Vale há uma audiência com ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, foi agendada para discutir o assunto. Participarão da audiência o prefeito de Cocos, Marcelo de Souza Emerciano (Dr.Marcelo), e o ex-prefeito de Feira da Mata, Aparecido Alves da Silva (Cidim Aroeira).

A pavimentação da BR-030 seria de grande importância para retirar do isolamento regiões do noroeste mineiro, oeste e sudoeste da Bahia, regiões com grande potencial agrícola. Ela foi pensada para ligar Brasília a áreas portuárias do litoral baiano, num traçado de cerca e 1.160 quilômetros, com muitos trechos sem pavimentação e até mesmo ainda não construídos.

BR 030 A Estrada que não veio

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile