Prefeitura de Guanambi decretou ponto facultativo nesta sexta-feira

Prefeitura guanambi 1
Agência Sertão

A Prefeitura de Guanambi decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (4). Com isso, somente serviços considerados ininterruptos estarão em funcionando. Por conta do feriado religioso de Corpus Christi, o funcionamento das repartições públicas municipais também está suspenso nesta quinta-feira (3).  Somente na segunda-feira (7), os serviços serão retomados.

No decreto publicado na edição desta quarta-feira (2) do Diário Oficial do Município, a prefeitura alertou que o momento requer atenção especial do Poder Público Municipal para enfrentamento do coronavírus e ressaltou a importância do isolamento social durante o feriado e o fim de semana.

Até a manhã de segunda-feira (7), bares, restaurantes, lanchonetes e similares deverão ficar fechados ao público, como atendimento somente à domicílio ou por retirada na porta dos estabelecimentos. Também está proibida a venda de bebidas alcoólicas no mesmo período em todos os estabelecimentos do município. A proibição passou a vigorar às 19h30 desta quarta-feira.

Os órgãos e repartições públicas federais também estarão fechadas no mesmo período. O ato foi oficializado por meio de uma portaria do Ministério da Economia.

Já os bancos não abrirão em todo o país nesta quinta-feira, retomando o atendimento na sexta-feira (4) em expediente é normal. As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 3 de junho poderão ser pagas, sem acréscimo, na sexta-feira.

Em Salvador, a prefeitura determinou que não haverá ponto facultativo, para evitar reuniões e aglomerações.

Corpus Christi

O Corpus Christi é uma comemoração religiosa celebrada sempre numa quinta-feira. É feriado apenas nos municípios que assim o determinam, uma vez que não é considerado feriado nacional.

Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes.

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, mais precisamente em 1264, quando a Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo.

A celebração é marcada por procissões com a representação do Corpo e Sangue de Cristo. Existem diversas cidades com procissões tradicionais que possuem a tradição dos tapetes de serragem colorida com símbolos que representam a data. Por conta da pandemia, a maior parte das celebrações está cancelada ou ocorrendo de forma apenas virtual.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile