Na primeira segunda-feira (7) de junho, as agências bancárias de Guanambi comeram o dia com filas e aglomerações acima do normal. A data coincide com o quinto dia útil do mês, geralmente usado para pagamentos de salários e algumas aposentadorias.
Várias pessoas que passaram em frente aos estabelecimentos registraram a situação e relataram as críticas nas redes sociais. A agência do Bradesco, localizada na Praça Gercino Coelho, foi o o local com mais aglomeração. O registro ocorre em um momento de aumento expressivo de casos da Covid-19 na cidade.
De acordo com os decretos municipais de medidas de enfrentamento à pandemia, as agências bancárias são obrigadas a monitorar o controle de fluxo de pessoas, a fim de evitar aglomeração em terminais eletrônicos. Além disso, é determinado que as instituições financeiras disponibilizassem estrutura material externa, com cadeiras, toldos para cobertura e gradis, sinalização, conforme layout apresentado à cada estabelecimento bancário, além das medidas sanitárias pertinentes.
A Vigilância Sanitária do município, responsável pela fiscalização, ainda não se pronunciou sobre o desrespeito às normas municipais.
Guanambi bateu novo recorde de casos de Covid-19
O município registrou um novo recorde de casos confirmados de Covid-19 na última semana de maio, com 506 confirmações. Após medidas restritivas, houve uma queda de quase 30%, caindo para 355 casos confirmados de Covid-19. No entanto, a situação ainda é preocupante e 47 pessoas permanecem internadas.
O número de atendimentos no PA Covid-19 também apresentou ligeira queda. Foram 714 atendimentos nos últimos sete dias, média diária de 102. Já nos sete dias anteriores, 819 pacientes com suspeita da doença procuraram a unidade, média de 117 por dia. A redução foi de 12,8%.
Segundo a prefeitura, devido ao aumento expressivo na quantidade de casos da infecção por coronavírus e a alta demanda de atendimentos no PA Covid-19, três Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Guanambi passaram a atender pacientes com suspeita da Covid-19. A decisão tem como objetivo a descentralização dos atendimentos de pacientes com síndromes gripais para quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) de bairros da cidade.