Primeira fase de obras do novo aeroporto de Bom Jesus da Lapa atingiu 81% de execução

obras do aeroporto de Bom Jesus da Lapa
Primeira etapa de obras do Aeroporto de Bom Jesus da Lapa -

A primeira etapa da construção do novo Aeroporto de Bom Jesus da Lapa já se encontra com 81% de execução. A informação foi divulgada pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra-BA).

De acordo com a pasta, a pavimentação da pista de pouso e decolagem, do taxiway e do pátio de estacionamento de aeronaves e também a terraplanagem dos acessos laterais são os serviços em andamento na área do novo equipamento aeroviário baiano.

A previsão de conclusão da obra no aeroporto, iniciada em agosto de 2020, é para o mês de agosto. O novo equipamento aeroportuário vai operar com aviação geral e terá capacidade de receber aeronaves com até 70 passageiros.

A construção desta primeira etapa está sendo executada pelo Consórcio Atlântico-BR Infra, formado pelas empresas Atlântico Engenharia Ltda e BR Infra Construções Ltda. O contrato com o Governo da Bahia prevê a construção da pista de pouso e decolagem, taxiway e pátio de estacionamento de aeronaves.

obras do aeroporto de Bom Jesus da Lapa
Reprodução | Seinfra

O investimento é de aproximadamente R$ 20 milhões. Para a construção do aeroporto, a Seinfra assinou o convênio de delegação junto à Secretaria de Aviação Civil (SAC), obteve autorização pela Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) e teve o plano básico aprovado pelo Comando da Aeronáutica (Comaer).

O novo aeroporto de Bom Jesus da Lapa está sendo construído em uma área patrimonial de 4,5 milhões de metros quadrados. O atual aeródromo, que opera com aviação geral, não tem a possibilidade de receber voos comerciais devido ao envolvimento com a malha urbana. A construção do novo equipamento vai permitir a operação com as aeronaves da aviação regular. A pista de pouso e decolagem terá 1.550 metros de comprimento por 30 metros de largura.

Na região do Velho Chico, Bom Jesus da Lapa se destaca pelo turismo religioso e pela presença de parques solares. A cidade de 69 mil habitantes chega a receber 600 mil romeiros durante a festa de Bom Jesus, entre os meses de julho e agosto. O município também é um produtor expressivo de frutas e o aeroporto deve servir para escoar parte da produção, principalmente aquela voltada à exportação.

No futuro, com a conclusão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), Bom Jesus da Lapa terá um sistema multimodal de transporte – aéreo, ferroviário e ferroviário. A região ainda tem a possibilidade de reativar o modal fluvial se conseguir revitalizar o rio São Francisco.

Em dezembro do ano passado, o Governo entregou o trecho de 136 quilômetros da BA-160 entre Bom Jesus da Lapa e Ibotirama. Outra obra de infraestrutura na região é a construção da ponte sobre o rio São Francisco entre os municípios de Barra e Xique-Xique. A obra de mais de R$ 130 milhões está com 80% de execução.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile