Vitória da Conquista vacina gestantes a partir de 32 semanas, com comorbidades e puérperas nesta quinta-feira

vacinação de grávidas e puérperas Vitória da Conquista
Reprodução | PMVC

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista vai vacinar gestantes com 32 semanas ou mais, gestantes com comorbidades em qualquer idade gestacional e puérperas com até 45 dias pós-parto. A limitação do grupo de vacinação se deve ao fato da quantidade reduzida de doses disponibilizadas. Por conta do fim dos estoques, a vacinação dos demais grupos, iniciada esta semana, foi suspensa na cidade.

O município recebeu 972 doses da vacina fabricada pela Pfizer na tarde desta quarta-feira (9). A vacinação desse público vai acontecer apenas no drive-thru da Ufba, no bairro Candeias, e no ponto fixo para pedestres do Colégio Paulo VI, no horário reduzido das 9h às 13h, pois a vacina Pfizer só pode ser utilizada em até 6h após diluída.

No momento da vacinação, é necessário apresentar documento pessoal com CPF, comprovante de residência e, como comprovação, as gestantes devem apresentar também prescrição médica indicando a vacinação após avaliação de risco-benefício e caderneta da gestante. Aquelas que estiverem dentro do grupo de gestantes com comorbidades devem levar também o relatório médico que comprove a condição de saúde. As puérperas, precisam apresentar a certidão de nascimento do bebê.

Na zona rural, as gestantes e puérperas também serão vacinadas com as sobras de segundas doses da CoronaVac, seguindo a determinação da última Resolução CIB 102/2021.

Por conta das especificidades do imunizante, os enfermeiros e técnicos em enfermagem das equipes de vacinação da Atenção Básica receberam, ainda na tarde desta quarta-feira (9), na Rede de Frio, um treinamento e demonstração da diluição da vacina Pfizer, que possui um processo de preparação e aspiração diferente das vacinas CoronaVac e AstraZeneca que, até então, eram os únicos imunizantes utilizados no município.

Cada frasco da vacina Pfizer contém líquido suficiente para seis aplicações e para não haver perda de doses durante o treinamento, foram convocadas gestantes e puérperas que foram vacinadas na própria Rede de Frio com as doses de um frasco que precisou ser aberto para demonstração.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile