Praça José Ferreira será transformada em estacionamento público em Guanambi

Projeto Praça José Ferreira - Praça do Fórum - Guanambi
Divulgação | Secretaria de Infraestrutura

A Praça José Ferreira, conhecida como praça do antigo fórum de Guanambi, vai ser requalificada em breve. Nesta terça-feira (15), Michel Macêdo, secretário municipal de Infraestrutura, publicou imagens do projeto arquitetônico que a prefeitura pretende executar no local.

O equipamento público já foi um dos mais bonitos do município, no entanto, sofre com a falta de manutenção há anos. Localizada na parte mais central da cidade, a praça será transformada em um estacionamento público, entretanto, elementos arquitetônicos, paisagísticos e funcionais, como banheiros públicos e quiosque de alimentação, complementação a estrutura.

“A Praça José Ferreira irá se transformar em um estacionamento que além das vagas, irá contar com dois conjuntos de sanitários públicos e um quiosque para alimentação. Com piso em pedra portuguesa, paisagismo e iluminação em LED, esse novo equipamento urbano entregará à população de Guanambi uma Arquitetura contemporânea e marcante”, disse Macedo em publicação nas redes sociais.

O secretário justifica que a transformação tem o intuito de melhorar a mobilidade urbana no centro. “Falta de vaga para estacionamento é uma reclamação antiga de quem frequenta a zona central da cidade de Guanambi. Para quem utiliza o transporte próprio, resolver compromissos no centro da cidade exige paciência, uma vez que até mesmo a simples tarefa de pagar uma conta pode custar tempo aos que buscam uma vaga dentro do quadrilátero central”.

Alguns serviços preliminares, como a colocação de tapumes e a demolição da praça antiga já começaram no início do mês. Estes serviços estão sendo executados com pessoal e máquinas da prefeitura. Já o processo licitatório para contratação da empresa que irá executar o projeto está pronto e deve ser lançando nos próximos dias.

Reprodução | Secretaria de Infraestrutura

Segundo apurou a Agência Sertão, o projeto foi orçado em aproximadamente R$ 750 mil, com previsão de benfeitorias numa área de 3.444,00 m² e criação de 130 vagas de estacionamento. O valor será proveniente de recursos próprios do município.

A Praça foi construída no final da década de 60, no local onde funcionava o antigo gerador de energia da cidade. No final dos anos 80 ela foi remodelada, recebendo um chafariz, desativa há anos. Atualmente, todo o seu entorno já é usado como estacionamento, e o à sua volta há predominância de estabelecimentos comerciais.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile