Prefeitura de Guanambi deve editar decreto mais rígido nesta quarta-feira

Prefeitura de Guanambi
Agência Sertão

A Prefeitura de Guanambi está preparando um decreto com medidas mais rígidas para tentar impedir o avanço do coronavírus na cidade durante as festividades de São João. A expectativa era que as novas normas fossem publicadas nesta terça-feira (15), no entanto, a edição foi adiada para esta quarta-feira (16).

Segundo a Assessoria de Comunicação (Ascom) da prefeitura, “o diálogo para entendimento da medida está sendo feito pelo prefeito Nilo Coelho (DEM) e por outras autoridades estaduais e regionais. A tendência é de tomar ações e atitudes para inibir aglomerações nos festejos juninos”, disse em nota.

A Ascom também informou que não será decretado ponto facultativo ou feriado, com expediente normal na quinta-feira (24) e sexta-feira (25) em suas repartições, e que demais normativas ainda serão comunicadas.

Segundo apurou a Agência Sertão, foi cogitada a possibilidade de proibir a venda de bebidas alcoólicas até depois dos festejos juninos. Também houve a possibilidade da adoção de um lockdown no fim de semana, com permissão de funcionamento apenas de farmácias e hospitais. Entretanto, ainda não houve decisão final sobre as medidas, que estão sendo analisadas pelo executivo municipal.

O prefeito pretende chegar a um consenso com outros prefeitos da região, e com o Governo do Estado para tomada de decisões uniformes, uma vez que a falta de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) afeta toda a região. A previsão é que o novo decreto seja publicado em edição extra do Diário Oficial ainda durante o dia. Há a possibilidade do Governador Rui Costa (PT) editar um decreto com medidas específicas para os municípios da região.

O que já está sendo feito é um monitoramento de redes sociais com a intensão de inibir a realização de festas particulares, sobre tudo na zona rural. Equipes da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar farão uma fiscalização intensa em todo o território do município para encerrar possíveis aglomerações, sobretudo na noite do dia 23 de junho.

Governo do Estado proibiu venda de bebidas e transporte intermunicipal

A venda de bebida alcoólica segue proibida no próximo fim de semana e no período junino em toda a Bahia. O Governo do Estado decidiu suspender a comercialização de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, das 18h de 18 de junho até as 5h de 21 de junho e também das 18h de 23 de junho até as 5h de 28 de junho.

A comercialização de bebida alcoólica no fim de semana será liberada somente em municípios integrantes de regiões de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos.

transporte coletivo intermunicipal rodoviário e hidroviário também será suspenso, em toda a Bahia.

decreto prevê que ficam suspensas, a partir de 0h do dia 21 de junho, a circulação e a saída, e, a partir das 9h de 21 de junho, a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal rodoviário, público e privado, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A restrição vale até as 5h de 28 de junho.

Coronavírus em Guanambi

Mais 43 casos da Covid-19 foram confirmados em Guanambi nesta terça-feira, elevando o total a 8.800 casos. No momento, 311 pacientes estão em tratamento da doença, sendo que 50 estão hospitalizados. Ainda restam 517 pacientes com suspeita da doença aguardando o resultado dos exames.

O município registrada um total de 95 óbitos. Somente na primeira quinzena de junho foram 13 mortes em decorrência das complicações causadas pelo coronavírus.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile