Três pessoas foram multadas por descumprir medidas restritivas em Iuiu

Reprodução | Prefeitura de Iuiu

Três multas foram aplicadas pelos agentes da Vigilância Sanitária de Iuiu desde o último domingo (13), quando foi publicado um Decreto Municipal com medidas que visam punir quem descumprir as normas sanitárias contra a propagação do coronavírus. As ações contaram com o apoio da Polícia Militar.

Na comunidade de Veredinha, um homem foi multado em R$ 1.000,00 por descumprimento da medida de isolamento. Ele está na lista de pacientes com diagnóstico positivo da Covid-19, mas mesmo assim furou a quarentena, colocando outras pessoas em risco.

Já na comunidade de Brejinho, outro homem foi multado em R$ 500,00 por promover aglomeração em sua residência. O flagrante ocorreu na noite do último domingo (13). Segundo a prefeitura, na ocasião, a aglomeração foi dissolvida com a aproximação dos agentes da Vigilância Sanitária, que chegando ao local, notificaram o proprietário e apreenderam algumas unidades de cerveja encontradas.

Por fim, um comerciante do Distrito de Pindorama foi multado por descumprir o Decreto Municipal que proíbe a venda de bebida alcoólica e sua exposição em gôndolas de mercearias e supermercados. As penalidades podem ter o seu valor multiplicado em caso de reincidência.

Ainda de acordo com a prefeitura, em ambos os casos, se autuados não efetuarem o pagamento das multas, os valores podem ser lançados na Dívida Ativa do Município, com incidência de juros e correção monetária. Além disso, o CPF ou CNPJ pode ser negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito, impossibilitando a contratação de crédito no mercado ou compras a prazo, impedimento de comercializar produtos/serviços para o Poder Público, ou até mesmo ser executado judicialmente.

A Prefeitura reforçou também que o efetivo da Vigilância Sanitária está atuando 24 horas por dia e conta com a contribuição da população na comunicação e registro de situações de descumprimento das medidas de combate ao coronavírus, o que pode ser feito através de envio de mensagem via whatsapp para a Central de Denúncias: 77 3682-2009, que também funciona 24 horas por dia.

Após uma semana com restrições mais rígidas, a prefeitura de Iuiu flexibilizou as medidas restritivas no último domingom permitindo a abertura do comércio considerado não essencial. Além de estipular multas por descumprimento de medias, foi mantida a proibição da venda de bebidas alcoólicas até 1º de julho.

Iuiu chegou à marca de 691 casos confirmados da Covid-19 nesta terça-feira (15). No momento, 111 pacientes estão em tratamento da doença, 72 casos estão em investigação e outros 88 pacientes com suspeita da doença aguardam os resultados dos exames. São nove óbitos causados pelo coronavírus, cinco nos últimos 15 dias.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile