Sesi abre 350 vagas para o Programa E-Jovem em Vitória da Conquista

Reprodução

O Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) está com inscrições abertas para 2.140 vagas gratuitas do Programa E-Jovem, que é uma iniciativa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da entidade.

As oportunidades são para ingresso nas unidades de Ilhéus (200), Feira de Santana (390), Juazeiro (300), Salvador (600), Vitória da Conquista (350) e Teixeira de Freitas (300).

As vagas são para jovens de 18 a 24 anos que não concluíram o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e o Ensino Médio (1º ao 3º ano). As inscrições devem ser feitas pela internet, no site do SESI Bahia, até 31 de julho.

O E-Jovem está sendo oferecido nos polos da EJA do SESI de Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e Ilhéus. As aulas serão 80% online e 20% serão presenciais, após autorizadas pelos órgãos de Educação e Saúde.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, 23% dos jovens de 15 a 29 anos não estudavam e nem trabalhavam no Brasil. Entre os de 18 a 24 anos, o índice sobe para 27,9%. Na Bahia, no recorte de 15 a 29 anos, o índice dos chamados nem nem é de 28,2%.

Diante destes dados e com a acentuação do déficit escolar provocado pela pandemia, que deixou milhares de jovens nesta faixa etária fora da escola, surgiu a iniciativa do SESI Bahia de implantar o E-Jovem.

Atualmente, o SESI Bahia é a única instituição no estado que oferece o ensino médio e fundamental II a distância, com oferta autorizada pelo Ministério da Educação. O curso também é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação.

A instituição possui a metodologia de Reconhecimento de Saberes, que identifica, valida e certifica as competências e habilidades desenvolvidas nas experiências de vida e trabalho do estudante. Outra vantagem é que o reconhecimento dos conhecimentos prévios do aluno pode diminuir o tempo de curso, ao focar nas competências essenciais que o estudante precisa dominar para obter o diploma de ensino fundamental ou médio.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile