Anúncio
Região de Guanambi

Prefeitura desapropria área para construção de novo cemitério em Guanambi; obras foram iniciadas

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

Um decreto publicado na edição desta sexta-feira (18), do Diário Oficial do Município, formalizou a desapropriação de uma área de terra para a construção de um novo cemitério municipal em Guanambi.

Segundo a norma, um espaço de 15 mil metros quadrados (1,5 hectare), localizado na Fazenda Jamaica, passa a ser de titularidade do município para a construção do equipamento público. O proprietário doou ao município outros 35 mil metros, totalizando 5 hectares.

O local fica próximo à saída para a cidade de Matina, às margens da futura Avenida Centenário, via cujo traçado começou a ser aberto no ano passado, com a finalidade de interligar a BA-573 à BR-030, na saída de Caetité.

O município já negociou com o proprietário do terreno os termos da indenização, porém, o valor final será definido por avaliação realizada pelo departamento jurídico da prefeitura. O mapa abaixo mostra a localização da área desapropriada.

Apesar da desapropriação só ocorrer agora, o local para a construção foi definido oficialmente no início de maio. Segundo Michel Macedo, secretário municipal de Infraestrutura, o terreno já está recebendo as primeiras intervenções para abrigar o cemitério. Os serviços de terraplanagem foram iniciados há 15 dias. Na próxima semana, a prefeitura começará a construir o muro em volta do perímetro onde serão construídas as quadras para sepultamento.

Ainda segundo o secretário, as obras iniciais estão sendo feitas por trabalhadores e máquinas da prefeitura. Em breve, será aberta uma licitação para contratação de empresa que irá construir as quadras, quatro salas para velórios e demais estruturas. A previsão é de que a primeira etapa fique pronta para receber os primeiros sepultamentos ainda este ano.

Demanda urgente

Anúncio

É urgente a necessidade do início do funcionamento do novo cemitério, pois o atual encontra-se sem condições para a abertura de novas sepulturas devido à superlotação. Apenas famílias que já possuem terrenos estão conseguindo realizar os sepultamentos de seus entes no local. Por conta do colapso, a prefeitura fez um acordo com a empresa responsável pela administração do Cemitério Jardim Juliana para realização dos enterros.

No ano passado, a prefeitura chegou a abrir uma área que estava murada próxima à entrada do cemitério para realizar a ampliação. No entanto o espaço foi suficiente para atender à demanda apenas por alguns meses. Com o aumento dos óbitos em decorrência da pandemia do coronavírus, a situação ficou ainda mais agravada.

Segundo dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil), em 2020 foram registradas 525 certidões de óbitos no município. Em 2021, até o início de junho, foram 324 registros. Nos cinco primeiros meses de 2020 foram 212 registros, contra 282 até maio desde ano, revelando um aumento de 33%.

Somente relacionados à Covid-19, foram 83 óbitos confirmados até o momento, contra 15 do ano passado. No mês atual,  foram 16 mortes de pacientes com a doença até esta sexta-feira.

Anúncio
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 19 de junho de 2021 07:40

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio