Parte de cerca de pedra do período colonial foi demolida em Urandi

Cerca de pedra do período colonial
Foto: Sebastião Santos Silva I Blog do Latinha

Uma cerca de pedra do período colonial foi demolida para abertura de uma trilha de moto, na fazenda Raiz, zona rural de Urandi. A denúncia foi feita ao Blog do Latinha, neste domingo (20).

De acordo com a publicação, é a maior cerca de pedras feita por escravos há mais de 200 anos, e sobreviveu intacta por estar localizada em local de difícil acesso.

Foto: Sebastião Santos Silva I Blog do Latinha

Conforme a denúncia, a rota de trilhas de moto precisa ser retirada, reconstruir partes demolidas da cerca e fazer o tombamento do patrimônio histórico e cultural que pode se tornar uma referência e atrativo turístico.

O tombamento significa um conjunto de ações realizadas pelo poder público com o objetivo de preservar, por meio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.

Os denunciantes pontuaram também que algum vereador “precisa tomar a iniciativa de apresentar um projeto de tombamento para garantir a preservação desse precioso patrimônio e testemunho da escravidão em Urandi”.

O Prefeito de Urandi, Warlei Oliveira, em contato com o Blog relatou que já convocou os trilheiros para uma reunião, destacando que eles não poderão utilizar mais esse trecho da trilha.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile