Aulas semipresenciais nas redes pública e privada de Vitória da Conquista começam dia 12

sala-de-aula-vazia-e1472558706798
Imagem Ilustrativa / Reprodução

A Prefeitura de Vitória da Conquista editou um decreto dispondo sobre o início das atividades letivas semipresenciais com até 50% da capacidade de cada sala de aula. A medida vale para s unidades de ensino públicas e privadas de Vitória da Conquista, a partir de 12 de julho. Segundo decreto, publicado na edição desta segunda-feira (5) do Diário Oficial do Município, a decisão ocorre após discussões com a sociedade civil, estudos e planejamento das secretarias envolvidas.

O decreto prevê que as instituições de ensino estarão condicionadas a manter ocupação máxima de 50% (cinquenta por cento) da capacidade de cada sala de aula, mantendo-se o distanciamento mínimo de 1,5 metro por aluno, bem como à realização de frequente higienização dos ambientes (mínimo de quatro vezes ao dia, compreendendo os períodos de recreio e fim de expediente) onde as aulas serão desenvolvidas e dos materiais utilizados pelos alunos, professores e demais profissionais da educação.

A medida está condicionada ao critério principal da manutenção da taxa de ocupação hospitalar abaixo de 90%. Um dos artigos do decreto prevê que caso a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) fique acima deste percentual por sete dias consecutivos, a ocupação máxima cai para 25% da capacidade de cada sala de aula.

Também serão exigidos os mesmos cuidados sanitários exigidos de outros estabelecimentos com atividade presencial, a exemplo de afastamento de carteiras, dispensação e uso de álcool em gel, além de aferição de temperatura corporal de professores, alunos e trabalhadores da escola na entrada e na saída.

Segundo a prefeitura, a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde fará uma inspeção nas instalações das escolas, para emissão de um parecer sobre a viabilidade de funcionamento”.

A retomada das atividades letivas de forma semipresencial entrará em vigor sem prejuízo das medidas de enfrentamento, que continuarão a ser exigidas pela fiscalização sanitária e de Posturas. Foi considerado que a maioria dos profissionais ligados à Educação das redes pública e privada em Conquista já foram vacinados.

Ainda nesta segunda-feira, durante inauguração da Policlínica Regional de Brumado, o governador Rui Costa (PT) afirmou que vai aguardar até o próximo sábado (10) para decidir a data de início das aulas semipresenciais em toda a rede estadual. Ele disse que a taxa de transmissão do coronavírus e de ocupação de leitos de UTI serão levadas em conta na decisão e que aguarda este prazo devido ao prazo de manifestação da doença para saber se haverá algum repique de casos após os festejos juninos.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile