O Governo da Bahia iniciou um processo licitatório para contratar empresa especializada para construção de complexos esportivos e modernização de infraestrutura de oito unidades escolares nos municípios de Brumado, Santo Estevão, Teixeira de Freitas, Ipirá, Jaguaquara, Ribeira do Pombal, Salvador e Caetité, onde será construído um Complexo Integrado de Educação (CIE).
A previsão é de que o CIE de Caetité possa abrigar o Instituto de Educação Anísio Teixeira, o Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira, a Universidade Federal da Bahia (Uneb) Campus VI e o Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep).
A execução da obra será feita pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano. O aviso de licitação publicado no fim do mês foi substituído por um novo, publicado nesta terça-feira (7). O edital e seus anexos serão disponibilizados às empresas interessadas a partir do próximo sábado (9), no site da Conder. A abertura das propostas está prevista para o dia 02 de agosto, às 9h30.
Em fevereiro de 2020, foi publicada uma portaria regulamentando a transformação do Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira no Centro Integra do de Educação (CIE) de Caetité
Os primeiros Complexos Integrados de Educação foram implantados nas cidades de Itabuna, Porto Seguro e Itamaraju, em 2016. Naquela região, a ação conta também com a participação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
Os CIE’s são unidades da rede estadual que ofertam Educação Básica e Ensino Superior no mesmo espaço, com o objetivo de desenvolver novas metodologias de aprendizado, integrando estudantes e professores das duas modalidades de ensino. A gestão dos complexos é compartilhada, pois reúne Ensino Superior, formação docente e cogestão de escolas de Ensino Médio e de ensino no turno noturno.
O Complexo é uma modelagem de escola de ensino em tempo integral, que vai desde o 6º ano ao 3º ano do Ensino Médio. Este ano, iniciaremos em tempo integral com os alunos do 6º ano e do 1º ano do Ensino Médio. Dessa forma, concretizando um projeto anisiano (relativo ao educador Anísio Teixeira) de escola em tempo integral com reestruturação dos espaços dos tempos pedagógicos e as novas metodologias ativas, tendo como carro-chefe as Estações dos Saberes, que envolvem os projetos artísticos e culturais, projetos desportivos e estruturante, ou seja, uma escola dinâmica”, destacou.
Segundo a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, os Complexos Integrados têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionados à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.