Governo abre licitação para construção do Complexo Integrado de Educação em Caetité

Caetité
Foto | Reprodução: Wesley Fernandes

O Governo da Bahia iniciou um processo licitatório para contratar empresa especializada para construção de complexos esportivos e modernização de infraestrutura de oito unidades escolares nos municípios de Brumado, Santo Estevão, Teixeira de Freitas, Ipirá, Jaguaquara, Ribeira do Pombal, Salvador e Caetité, onde será construído um Complexo Integrado de Educação (CIE).

A previsão é de que o CIE de Caetité possa abrigar o Instituto de Educação Anísio Teixeira, o Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira, a Universidade Federal da Bahia (Uneb) Campus VI e o Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep).

A execução da obra será feita pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), órgão vinculado à  Secretaria de Desenvolvimento Urbano. O aviso de licitação publicado no fim do mês foi substituído por um novo, publicado nesta terça-feira (7). O edital e seus anexos serão disponibilizados às empresas interessadas a partir do próximo sábado (9), no site da Conder. A abertura das propostas está prevista para o dia 02 de agosto, às 9h30.

Em fevereiro de 2020, foi publicada uma portaria regulamentando a transformação do Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira no Centro Integrado de Educação (CIE) de Caetité. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, o CIE é composto por Centro de Ensino Médio Integral (CEMI); Centro Noturno de Ensino (CNE, ou Ceneb – Centro Noturno de Educação da Bahia); Centro de Formação Docente Continuada (CF-DoC); Colégio Universitário (CUNI).

Os primeiros Complexos Integrados de Educação foram implantados nas cidades de Itabuna, Porto Seguro e Itamaraju, em 2016. Naquela região, a ação conta também com a participação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Os CIE’s são unidades da rede estadual que ofertam Educação Básica e Ensino Superior no mesmo espaço, com o objetivo de desenvolver novas metodologias de aprendizado, integrando estudantes e professores das duas modalidades de ensino. A gestão dos complexos é compartilhada, pois reúne Ensino Superior, formação docente e cogestão de escolas de Ensino Médio e de ensino no turno noturno.

O Complexo é uma modelagem de escola de ensino em tempo integral, que vai desde o 6º ano ao 3º ano do Ensino Médio. Este ano, iniciaremos em tempo integral com os alunos do 6º ano e do 1º ano do Ensino Médio. Dessa forma, concretizando um projeto anisiano (relativo ao educador Anísio Teixeira) de escola em tempo integral com reestruturação dos espaços dos tempos pedagógicos e as novas metodologias ativas, tendo como carro-chefe as Estações dos Saberes, que envolvem os projetos artísticos e culturais, projetos desportivos e estruturante, ou seja, uma escola dinâmica”, destacou.

Segundo a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, os Complexos Integrados têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionados à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile