Destaques

ANS define que plano de saúde individual deve ficar 8,19% mais barato

Publicado por
Compartilhado

Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definiu pela primeira vez na história nesta quinta-feira (8) que o plano de saúde individual vai ficar mais barato. Com a decisão, a agência prevê uma queda de 8,19% nos contratos para 8,1 milhões de beneficiários até abril de 2022.

O percentual negativo de reajuste não vale para planos de saúde coletivos, como os empresariais, e os por adesão, em que os consumidores contratam em grupo.

Segunda a ANS, as operadoras de saúde que operam planos coletivos “costumam seguir os reajustes feitos pelos planos individuais”, embora não tenham esse vínculo.

“Foi uma medida justa visto que houve redução de atendimento em 2020. Nosso objetivo é promover a defesa do interesse público”, afirmou Rogério Scarabel Barbosa, diretor da ANS.

De acordo com Paulo Rebello, diretor da ANS, a decisão se deve à queda de 82% para 74% no uso de serviços médicos pelos usuários no ano passado, como cirurgias e exames.

Apenas as consultas médicas, por exemplo, registraram um recuo de 25% nas ocorrências em 2020, em relação a 2019, informou a agência, em reunião virtual aberta.

Segundo a ANS, a queda na sinistralidade ocorreu pelo isolamento social imposto pela pandemia. Rebello destacou que, apesar do aumento de gastos com internações e procedimentos realizados pela Covid-19, os planos reduziram seus gastos com consultas e atendimentos ambulatoriais.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a redução é positiva, mas afeta um número pequeno de consumidores dentro universo dos planos de saúde, já que ele deve valer para apenas cerca de 18,7% dos consumidores no Brasil, os que têm planos individuais.

Em nota, a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) afirmou que o reajuste negativo pode “condenar permanentemente a existência das operadoras de saúde e a continuidade dos planos”.

A entidade também disse que a realidade deste ano é “completamente inversa” à do ano passado, uma vez que a segunda onda da pandemia foi bem mais intensa do que a primeira, “o que impactará fortemente no reajuste de 2022”.

Reajustes cobrados em 2020

No final do ano passado, a ANS determinou que os planos de saúde deveriam reajustar os valores de 2020 de forma diluída em 12 meses, a partir de janeiro deste ano.

O órgão havia determinado, em agosto, a suspensão das correções de valores pagos pelos beneficiários por 120 dias, em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Na época, segundo o G1, a Diretoria Colegiada da ANS estipulou que as mensalidades poderiam ser reajustadas, mas as operadoras deveriam discriminar a cobrança de forma detalhadas nos boletos.

Nesta quinta-feira (8), a ANS afirmou que no ano passado ainda não tinha contabilizado a queda de custos e a recomposição de 2020.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 9 de julho de 2021 10:22

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio