Regiões de Guanambi e Vitória da Conquista continuam com maiores taxas de ocupação de UTI do Estado

Foto: Agência Sertão

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Covid-19 vem caindo há dias na Bahia, chegando a 66% nesta sexta-feira (9) após muitas semanas acima de 85%. No entanto, na macrorregião Sudoeste de Saúde, a ocupação continua alta, atingindo 93%.

Três dos seis hospitais credenciados à rede SUS estão 100% ocupados. Os demais continuam com lotação acima de 80%.

Com 10 leitos cada, o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, o Hospital Geral de Guanambi (HGG), e o Hospital de São Vicente de Paulo, de Vitória da Conquista, continuam funcionando em capacidade máxima de atendimento.

Em Caetité, o Hospital Municipal (Unacon), com 30 leitos, está com 90% de ocupação. Já o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) está com 95% de ocupação em seus 40 leitos, enquanto que o Hospital de Clínicas tem 16 pacientes internados nos 20 leitos disponíveis (80%).

Sesab

Do total de 120 leitos, 111 estão ocupados. A taxa geral de ocupação a 93% na região.

A taxa de ocupação de leitos permanece elevada devido ao aumento de casos em alguns municípios da região. Duas semanas após os festejos juninos, o número de pacientes contaminados voltou a subir após algumas semanas com tendência de queda. Na última segunda-feira (5), a soma de casos ativos nos municípios era 1.592, enquanto que nesta sexta-feira, o total subiu para 2.102, aumento de 32%.

Em Guanambi, onde o maior pico de casos e de mortes da pandemia foi registrado em junho, a semana se encaminha para ser a quarta consecutiva de queda no número de casos. Em uma semana, a média móvel de casos diários recuou 16,2%, caindo de 38,2 na sexta-feira (2) da semana passada para esta sexta-feira. Mesmo assim, o município ainda tem 23 pacientes hospitalizados, sendo onze em leitos de UTI.

Com a diminuição na taxa de contaminação, a prefeitura de Guanambi promoveu flexibilizações nas normas sanitárias. Um novo decreto permitiu a venda de bebidas alcoólicas, o funcionamento de bares e distribuidoras e a realização de praticas esportivas coletivas. Já o toque de recolher, foi diminuído, a passando a vigorar a partir da meia noite, em conformidade com o último decreto do governo do Estado.

Em Vitória da Conquista, a principal flexibilização foi o anúncio do início das aulas semipresenciais a partir de segunda-feira (12). Escolas particulares que apresentaram seus planos de trabalho relativos à prevenção e algumas turmas de escolas da rede municipal já prepararas para o atendimento de protocolo receberão os primeiros alunos após mais de cerca de 16 meses fechadas.

A portaria que regulamenta o início das aulas semipresenciais condiciona o funcionamento das escolas à capacidade de 50% das salas de aula, desde que a ocupação de UTI’s  esteja abaixo de 90%. Como no caso desta sexta-feira, com taxa de ocupação de 92,4%, o retorno às aulas presenciais só é garantido com 25% da capacidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile