Abertas as inscrições para concurso de redação “Lápis na Mão” de Vitória da Conquista

Reprodução

O projeto “Lápis na Mão”, promovido pela TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia, abriu inscrições nesta quinta-feira (15). Com o tema “Leituras e mídias portais para a paz”, o concurso de redação é destinado aos alunos do ensino fundamental II do 6º, 7º, 8º e 9º ano, e ensino médio das escolas públicas de Vitória da Conquista, contando com a participação das zonas urbanas e rurais.

Os estudantes que querem participar do concurso devem sinalizar o interesse nas respectivas unidades de ensino, até o dia 30 de julho. Para participar, o estudante pode sinalizar ao professor ou professora, por meio das aulas virtuais, que tem interesse em participar do concurso. O regulamento completo pode ser acessado no site do projeto.

Quem fará cadastro no site para participação será a escola, na área restrita para ela, onde estarão disponíveis todos os formulários e termos para preenchimento.

A primeira fase acontecerá no ambiente escolar, onde as instituições irão aplicar o tema com os alunos e selecionar os melhores trabalhos para participarem da triagem dos finalistas – elas têm livre escolha de como irão aplicar e desenvolver o projeto em sala de aula.

As escolas terão até o dia 6 de agosto para postar no site os cinco trabalhos selecionados nas categorias (6º e 7º ano / 8º e 9º ano), e até 10 trabalhos na categoria do ensino médio.

Projeto

Este ano, o “Projeto Lápis na Mão” completa cinco anos e retorna com a versão “em casa”, onde foi disponibilizada para os participantes uma plataforma virtual para execução das atividades ligadas à iniciativa.

Por meio do site oficial do projeto, os alunos, professores e escolas da rede pública de Vitória da Conquista poderão acessar o regulamento, formulários e terão todas as informações para participar da 5ª edição.

O projeto já acontece há quatro anos e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da educação e cidadania na região sudoeste. Incentivando a leitura por meio das ações, o projeto promove a reflexão sobre a importância do estudo e as influências na sociedade.

Na última edição, 54 escolas públicas municipais e estaduais de Vitória da Conquista, cerca de 200 professores sensibilizados e mais de 20.000 alunos se envolveram direta e indiretamente com o projeto.

Além disso, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), por meio do Departamento de Letras e do Programa de Pós Graduação em Linguística (PPGLIN), Núcleo Territorial de Educação (NTE 20) e a Secretaria Municipal de Educação apoiam a iniciativa.

De acordo com o G1, o projeto acontecerá de julho a setembro e conta com o patrocínio das Faculdades Santo Agostinho e Sicoob.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile