Prefeito de Guanambi e prefeita de Vitória da Conquista propõem movimento para fortalecer a região Sudoeste

Sheila-e-Nilo-2c
Ascom da Prefeitura de Vitória da Conquista | Reprodução

Com o objetivo de unir os municípios do sudoeste da Bahia em torno das demandas regionais, o prefeito de Guanambi, Nilo Coelho (DEM), e a a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (DEM), propuseram a criação da Frente Integra Sudoeste (FIS), na última sexta-feira (16).

De acordo com os lideres políticos, a FIS será uma instância política formada por gestores municipais que tem o objetivo de viabilizar grandes projetos e investimentos para à região. Além disso, é previsto que Vitória da Conquista seja o principal centro, pelas condições geográficas e pela estrutura já instalada.

A apresentação da proposta para os demais gestores regionais acontecerá em reunião no próximo dia (30), em Vitória da Conquista, com a participação do prefeito de Petrolina (PE), Miguel Coelho, que também é secretário-geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e que vai apresentar os benefícios da integração dos municípios para o desenvolvimento regional.

Segundo os organizadores, os municípios do Sudoeste têm inúmeras demandas comuns e vários projetos e ações que dependem do fortalecimento da região como um todo. Entre os investimentos apontados como fundamentais para impulsionar a economia e o desenvolvimento regional estão –  barragem do Rio Pardo; um ramal da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) até Vitória da Conquista; a duplicação da BR 116 e a revitalização e ampliação do setor agropastoril (bacia leiteira, citricultura, ovinocultura, cafeicultura, entre outros potenciais).

O prefeito Nilo Coelho afirma que a parceria irá fortalecer a voz dos municípios do Sudoeste e lutar por causas em comuns da região. “A Frente Integra Sudoeste vai fortalecer o grito dos gestores por pautas que há muito tempo precisam de mais atenção das esferas superiores dos governos estadual e federal. Iremos nos unir muito mais através desse movimento e avivar as forças com os demais colegas, indo em busca de recursos e projetos para destravar gargalos que afligem não só uma cidade, mais toda a região”, afirma Nilo. “Essa é uma pauta de total interesse coletivo de uma enorme gama da população do estado”, ressaltou o prefeito de Guanambi.

Já a prefeita de Vitória da conquista destacou que, por uma condição natural, a maior parte dos projetos passa por Vitória da Conquista ou teria a cidade como sede, em razão da estrutura existente e pelo fato de ser o centro econômico e de serviços mais forte, como cidade-polo da região, mas a proposta é unir as diversas demandas e ideias e o conjunto dos gestores avaliar e definir prioridades, a distribuição dos investimentos e até mesmo localização das bases dos projetos.

Prefeitura de Itapetinga já reforçou as intenções em prol do desenvolvimento regional

No mesmo dia, a prefeita Sheila Lemos recebeu autoridades públicas do município de Itapetinga. O vice-prefeito Renan Pereira e o vereador Anderson Cruz fizeram uma visita de cortesia, na qual reforçaram as intenções de parceria entre as administrações em prol do desenvolvimento regional.

O vice-prefeito de Itapetinga, Renan Pereira, falou sobre a importância desse estreitamento de laços. “Nós tivemos a felicidade de encontrar a prefeita, que vem desenvolvendo um bom trabalho em Vitória da Conquista, eu tenho constatado isso nas minhas visitas. E hoje nós selamos um pacto de bom relacionamento”, avaliou.

Para o vereador Anderson Cruz, a administração conquistense pode inspirar as políticas públicas de Itapetinga: “Queremos fazer essa cópia das ações positivas, para que a gente possa transformar em ações nossas. Estou grato, e é dessa forma que a gente pensa em uma Bahia cada vez melhor.”

Ascom da Prefeitura de Vitória da Conquista | Reprodução

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile