Sputnik V chegará ao Nordeste na próxima semana, informa jornal

Sputinik V
Foto: Vladimir Gerdo/TASS | Reuters

A vacina russa Sputnik V deverá chegar ao Nordeste na próxima semana. O lote inicial com 1,1 milhão de doses do imunizante desembarcará em Recife, capital de Pernambuco, e será distribuído para os demais estados do Consórcio Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe). As informações são do O Globo.

De acordo com o jornal, um outro lote, com aproximadamente 600 mil doses, será encaminhado para estados do Norte, ainda sem prazo determinado para chegar. A vacina será incorporada à imunização desses estados de maneira controlada, para que seja atestada sua segurança e eficácia. A avaliação será realizada pelo infectologista Julio Croda, do grupo Vebra Covid-19.

Os estados nordestinos foram autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a importar a vacina após um longo processo. A Anvisa aprovou a “importação excepcional e temporária” para uso controlado de apenas 1% da população.

Para a aprovação, a Anvisa exigiu um termo de compromisso para os estados do nordeste e outras documentações, o que segundo o governador da Bahia, Rui Costa, atrasou o processo de importação do imunizante.

Está prevista, a imunização em massa de ao menos toda uma cidade, como ocorreu em Botucatu e Serrana, em São Paulo. Trata-se de Sousa, na Paraíba, com 69 mil habitantes.

O imunizante russo foi visto com desconfiança durante o início do seu uso, mas foi revisado e teve eficácia comprovada publicada pela revista científica Lancet, uma das mais prestigiadas do mundo.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile