Bahia

Universidade federal baiana incluiu cotas para detentos e ex-presidiários

Publicado por
Compartilhado

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) aprovou proposta de alteração na Resolução 10/2018, que trata da política de ações afirmativas para processos seletivos aos cursos de graduação.

As inovações definidas na Resolução 12/2021, que revoga a Resolução 10/2018, passam pela criação de mais uma vaga supranumerária destinada a pessoas em situação de privação de liberdade (detentos), egressos do sistema prisional e para refugiados, além de atualizar medidas e ajustes na aplicação da reserva de vagas nos fluxos dos processos seletivos. A UFSB é a primeira universidade a oferecer reserva de vagas para o público interno ou egresso do sistema prisional no Brasil.

As adequações foram apresentadas pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (Proaf) em sessão do Consuni de 18 de junho de 2021, após discussões com a Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (Progeac) e avaliação do Comitê de Acompanhamento da Política de Cotas (CAPC) da UFSB. A resolução 12/2021 foi publicada em 23 de junho.

Pessoas egressas do sistema prisional, ainda em privação de liberdade, e também refugiados – pelas mais diversas razões – poderão acessar a vaga supranumerária via Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e Colégios Universitários. Haverá uma vaga para cada curso, turno e campus da instituição.

De acordo com a instituição, o programa de ações afirmativas da UFSB é um dos mais destacados e reconhecidos nacionalmente por meio da atuação institucional no debate sobre a política de cotas. Os ajustes, portanto, surgem no sentido de fortalecer o papel da UFSB como instituição que valoriza e prioriza as políticas de ações afirmativas enquanto princípio – previsto, inclusive, no estatuto da universidade.

A expectativa é que as novas medidas já sejam aplicadas nos próximos processos de ingresso na UFSB. A Proaf e o CAPC irão debater a regulamentação da medida, além de realizar a promoção de um conjunto de audiências, escutas e eventos para divulgar a nova resolução. A Proaf também buscará apoios institucionais num diálogo com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secretaria de Justiça do Estado da Bahia e direções das unidades prisionais da área de abrangência da universidade.

Segundo o pró-reitor de Ações Afirmativas da UFSB, Sandro Ferreira, é importante destacar que a UFSB vem realizando inovações importantes em sua política de ações afirmativas, ao longo desses últimos quatro anos: “Nossa universidade vem se consolidando como uma instituição sempre disposta a promover a inclusão e o combate às desigualdades por meio da educação”.

A instituição foi a pioneira também na reserva de vagas supranumerárias para pessoas transexuais, travestis e transgêneros, além de manter em sua política de ações afirmativas vagas supranumerárias para povos indígenas aldeados, povos de comunidades remanescentes de quilombos ou comunidades indenitárias tradicionais e pessoas de origem cigana.

Primeiras repercussões

Nesta semana, houve uma moção de aplauso na Assembleia Legislativa da Bahia à iniciativa da UFSB e a proposição de um projeto de indicação que leve essa ideia para vigência no estado com a criação de um programa educacional de apoio a internos e egressos do sistema prisional para a realização de estudos preparatórios para o Enem.

Pelo lado da UFSB, dentre as medidas que estão em andamento, já ocorreu uma comunicação à Secretaria de Administração Prisional a respeito da ação afirmativa. Nesta semana, representantes da universidade e a direção do presídio de Itabuna se reuniram para apresentação da resolução e alinhamento de ações conjuntas para que os detentos se preparem para prestar a prova do Enem. O pró-reitor relata que a direção convidou a equipe da universidade a visitar as instalações de aula que existem no presídio, o que deve ter agenda confirmada nos próximos dias.

Via Ascom UFSB – com informações do professor Felipe de Paula/PROAF

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 22 de julho de 2021 15:54

Publicado por
Tag BahiaUFSB

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo dividem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio