Aulas presenciais na rede municipal de Guanambi devem voltar em outubro

Sala de Aula Vazia
Imagem ilustrativa I Reprodução

Com o anúncio do governador do Estado, Rui Costa, sobre o retorno às aulas semipresenciais em sistema híbrido no dia 26 de junho na rede estadual, o diálogo em Guanambi sobre a pauta foi destaque esta semana.

Na segunda-feira (19), houve uma reunião do Comitê de Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 em Guanambi, com o Comitê Local de Educação Municipal e representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SISPUMUR), de escolas particulares e do setor jurídico da prefeitura.

De acordo com a secretária de Educação, Lajucy Donato, em diálogo com o prefeito Nilo Coelho, a previsão é de que as aulas em sistema híbrido da rede municipal retornem a partir de outubro. A atual gestão deu a garantia ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de que esse retorno só será feito após os professores e servidores da educação estarem imunizados com as duas doses da vacina contra a Covid-19.

“Nós estamos alinhados com os professores, pais e alunos, e garantimos a todos que esse retorno só será realizado quando os professores estiverem imunizados com as duas doses da vacina contra a Covid. Quanto aos alunos, muitos pais questionam a falta de vacina às crianças e nós sinceramente gostaríamos que esse público também fosse imunizado, mas não depende do município. Em todo Brasil, a população vacinável é maior de 18 anos”, esclareceu Lajucy.

Segundo a Assessoria de Comunicação (Ascom) da prefeitura, a partir de agora as equipes da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde e Secretaria de Infraestrutura começam a se preparar para receber alunos e servidores da educação nas unidades escolares. Confira algumas das primeiras ações:

– Organização administrativa e logística com equipes gestoras e pedagógicas;

– Processo licitatório para serviços de transporte escolar;

– Adequação física das escolas municipais, atendendo às exigências protocolares das autoridades sanitárias;

– Treinamento de sanitização e desinfecção às equipes de limpeza;

Sistema híbrido

O sistema híbrido da rede municipal de ensino seguirá as orientações disponíveis no Protocolo Geral de Retorno às Aulas Presenciais (será editado) em alinhamento às orientações também do Estado.

Sendo assim, tanto as aulas presenciais quanto remotas fazem parte dessa realidade do sistema híbrido.

Apoio aos professores e alunos

O município disponibilizou gratuitamente atendimento psicológico aos profissionais da educação. O suporte psicológico aos servidores municipais da educação é dado pela psicóloga clínica Julyane Dias, no prédio do Centro de Treinamento Pedagógico (CETEP). Já os agendamentos são feitos pelo número (77) 9 9173 9903.

Quanto aos alunos, essa assistência é dada no Centro de Referência da Educação Inclusiva Operacional (CREIO).

Com informações da Ascom-PMG

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile