A Prefeitura de Guanambi anunciou que está removendo redutores de velocidade instalados nas vias públicas da cidade em desacordo com a legislação de trânsito. A Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran) está vistoriando as 261 unidades instaladas na sede e nos distritos do município e promovendo as retiradas e recuperação de redutores danificados.
À Agência Sertão, o Superintendente de Trânsito, João de Deus Cotrim, disse que já foram analisados 60 quebra-molas, dos quais, 20 não se enquadraram nos critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e foram removidos. Ele disse também que os redutores danificados estão sendo recuperados.
“Pretendemos dar sequência a este trabalho, e estamos trabalhando também em outros segmentos. Nos próximos dias, estaremos executando outras intervenções no trânsito mais voltados pra colocação de sinalização de regulamentação e advertência, como recuperação e instalação de sinalização horizontal e de placas.
Entre os principais problemas encontrados na instalação dos equipamentos está a proximidade entre os redutores, inexistência de risco de acidente que justifique a implantação, altura excessiva ou incompatível com as normas, falta de drenagem ou posicionamento inadequado, péssimo estado físico ou de conservação e inexistência de fatores que impliquem a redução de velocidade.
Quebra-molas instalados em áreas desabitadas e rodovias com velocidade já prevista por sinalização também devem ser removidos.
A SMTran planeja a implantação de regulamentação de advertência nos locais onde estão sendo removidos os redutores e implantando de faixas para pedestres em locais onde justifica. Também está sendo planejada a instalação de lombadas eletrônicas em áreas centrais da cidade e instalação de radares fixos em locais onde haja necessidade de redução de velocidade.
Uma campanha educativa está prevista para informar para melhor orientar motoristas e pedestres sobre regras de segurança e divulgar as mudanças relacionadas ao trânsito municipal
João Cotrim disse também que “Guanambi é conhecida como a cidade dos quebra-molas” por motoristas de outros municípios que circulam por aqui e que se faz necessária a adoção de medidas mais modernas e eficazes na organização do trânsito.