Anúncio
Região de Vitória da Conquista

Vitória da Conquista estuda implantação de sistema de ensino dos colégios da PM em escolas municipais

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

A Prefeitura de Vitória da Conquista informou que poderá implantar o mesmo sistema dos colégios da Polícia Militar (CPM) em algumas escolas da rede municipal de ensino. O assunto foi tratado em reunião, no início da semana, entre o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, e os oficiais capitão Dalmo Porto e tenente Alice Santana. A proposta é de que a implantação se dê, inicialmente, em quatro unidades da Rede Municipal de Ensino.

Em nota, a prefeitura ressaltou que a ideia tem a aprovação da prefeita Sheila Lemos (DEM), que destacou os resultados obtidos pelos colégios militares da Bahia. “Basta fazer uma comparação com outras unidades públicas, e até privadas – de ensino para termos convicção de que Vitória da Conquista só tem a ganhar”, observou a gestora.

Outros municípios do interior da Bahia já aderiram ao sistema, que é considerado uma referência em disciplina e qualidade de ensino. O secretário Edgard Larry destacou que a parceria é de grande importância para a rede municipal de ensino e agradeceu o interesse do Comando de Policiamento Regional do Sudoeste (CPRSO), que atendeu rapidamente o pedido da Secretaria Municipal de Educação (Smed) para a reunião de avaliação da proposta.

“Gostaria de agradecer ao coronel Ivanildo pela consideração que ele e toda a sua equipe têm pela educação. A Polícia Militar tem sido um exemplo e peça fundamental no desenvolvimento da nossa cidade. Esperamos que essa e outras parcerias sejam firmadas”, disse Larry.

“Em nome do coronel Ivanildo, gostaríamos de agradecer o convite para que a gente estude a implantação do Sistema de Ensino da Rede CPM, assim como já acontece em alguns municípios da nossa região. Todos já conhecem o sistema por termos o Colégio da Polícia Militar em Vitória da Conquista, que todos sabem da qualidade, e que, certamente, sendo implantado vai cooperar com a melhoria dos índices de educação no município”, enfatizou o capitão Dalmo.

Visitas serão realizadas às escolas propostas pela Smed para receber o sistema CPM. Havendo viabilidade para implantação nessas unidades, será firmado um Termo de Cooperação Técnica entre a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal.

MPF é contra implantação do sistema

Em 2019, quando o projeto de militarização de escolas teve início no Estado, o Ministério Público Federal (MPF) na Bahia questionou a qualidade do ensino de escolas militarizadas no estado e apontou uma série de violações de direitos de crianças e adolescentes nesses locais – que proíbem, por exemplo, a escolha do próprio corte de cabelo ou a participação em manifestações políticas.

Anúncio

À época, uma recomendação do órgão pediu que o Comando da Polícia Militar do Estado da Bahia não firme mais acordos para introduzir o modelo militar em escolas municipais do estado.

Em 2018, foi assinado um acordo de cooperação técnica para aplicar a metodologia dos Colégios da Polícia Militar (CPT’s) em escolas municipais do estado. A iniciativa envolveu a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Militar e a União dos Municípios da Bahia.

De acordo com o MPF, o tratado permite, por exemplo, que a PM baiana indique policiais da reserva ou reformados para ocupar posições como diretor militar, diretor de disciplinas e tutor, com salários de R$ 2.000 a R$ 3.000. O termo, no entanto, conforme exposto pelo MPF, viola a Constituição em seu artigo 206, que afirma que os profissionais da educação da rede pública só podem ingressar na carreira por meio de concurso público. O MPF também pede que as instituições de ensino municipais que já adotam o modelo parem de “violar ou restringir (…) a liberdade de expressão, intimidade e e vida privada dos alunos”.

Anúncio
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 28 de julho de 2021 21:58

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio