Frio deve ficar mais intenso em Vitória da Conquista a partir desta sexta-feira

Reprodução / Instagram

Depois de alguns dias com temperaturas máximas próximas a 30ºC, o frio volta ficar mais intenso em Vitória da Conquista a partir desta sexta-feira (30), com tendência de se tornar mais intenso na segunda-feira (2).

Os institutos de meteorologia estão prevendo temperatura mínima de até 11ºC nas madrugadas do início da próxima semana. Já as máximas, não devem passar de 25ºC nas horas mais quentes do dia.

A queda na temperatura tem relação com o avanço da Frente Fria que se desloca de acordo com a massa de ar polar no centro sul do Brasil, que ao decorrer da semana deve atingir o extremo sul da Bahia e o planalto da Conquista.

Aliados ao avanço do ar polar, os ventos alísios de sudeste trarão muitas nuvens de leste em direção ao continente, influenciando no aumento da ocorrência das chuvas finas e trazendo de volta a tradicional garoa do planalto da conquista, desaparecida há alguns dias.

Com a chuva e principalmente com o vento, a sensação térmica pode ficar abaixo dos 8ºC caso a temperatura realmente chegue a 11ºC.

O frio promete ser mais intenso do que o registrado no início da semana passada, no entanto, o registro oficial dos dados meteorológicos está inoperante em Vitória da Conquista desde abril. À Agência Sertão, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que a estação meteorológica instalada no Campus da Uesb está com problemas técnicos e que a baixa disponibilidade de recursos impediu a manutenção no equipamento.

A previsão do Inmet é de que somente em setembro seja possível realizar a manutenção técnica da estação para voltar a registrar os dados. A falta de funcionamento do sistema interrompe os registros históricos e prejudica a realização de estudos e divulgações meteorológicas.

Recorde de frio

No ano passado, a menor temperatura foi registrada em 26 de agosto. À época, a estação meteorológica do Inmet registrou 9,2ºC. com sensação térmica de até 6ºC durante as rajadas de vento mais intensas.

Este ano porém, desde abril, a estação que fica localizada no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) está inoperante e não há nenhum outro registro oficial de temperaturas na cidade.

A menor temperatura já registrada pelo Inmet em Vitória da Conquista foi em 2006, quando o termômetro da estação marcou 6,2°C.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile