Prefeitura de Guanambi desativa Hospital de Campanha Covid-19

Prefeitura de Guanambi desativa Hospital de Campanha Covid-19
Divulgação

A Prefeitura de Guanambi desativará o Hospital de Campanha da Covid-19 (PMG/Ânima/UniFG), neste sábado (31). A informação foi confirmada pela secretária de saúde de Guanambi, Roberta Mota, nesta quinta-feira (29). Ela já havia informado no dia 21 de julho a possibilidade de desativação da estrutura.

A unidade começou a funcionar em março deste ano após uma parceria da Prefeitura de Guanambi com o Centro Universitário – UniFG, que disponibilizou o Centro de Saúde da instituição para aumentar os leitos clínicos, visando atender pacientes com Covid-19 no município. A estrutura com vinte leitos clínicos fica localizada à Avenida Barão do Rio Branco, no Centro da cidade.

Nesta quinta, a secretária informou que houve uma melhora no cenário epidemiológico da Covid-19, com diminuição no número de casos e taxa de internação. “Como já era planejado em todas as gestões, não só em Guanambi, a medida em que a pandemia fosse melhorando a tendência de todos as instâncias governamentais é que os leitos Covid sejam desativados ou desmobilizados”.

Roberta Mota explicou ainda que Guanambi possui três estruturas que funcionam para Covid (Pronto Atendimento Covid-19, Hospital Municipal e o Hospital de Campanha) e que o Hospital Municipal será utilizado para atender os pacientes que seriam encaminhados para o Hospital de Campanha. “Então estamos encerrando as atividades do Hospital de Campanha baseado na ociosidade de leitos, e vamos encerrar as atividades no dia 31 de julho.

Por fim a secretária agradeceu aos colaboradores e aos parceiros que possibilitaram o pleno funcionamento da unidade oito dias após a inauguração. Nas redes sociais, a equipe do Hospital de Campanha publicou um vídeo de despedida, fechando as salas utilizadas pelos pacientes e profissionais.

À época do primeiro anúncio da possibilidade de desativação da estrutura, a secretária pontuou que o planejamento é de desativação de leitos, uma vez que eles foram criados exclusivamente para o enfrentamento da Covid-19. “Nós desativaremos os leitos sim, esse é um planejamento já possível para julho. Guanambi já tem várias semanas de ociosidade, são leitos ociosos e que tem um custo alto de manutenção. Então hoje, a gente já trabalha com o planejamento formal de encerramento do Hospital de Campanha da UniFG”.

A secretaria destacou que a gestão precisa trabalhar com a racionalidade do recurso público. “A saúde investiu muito até então, e estamos utilizando recursos próprios para manter os serviços das três unidades funcionando (PA Covid, Hospital Municipal e Hospital de Campanha), e precisamos racionalizar esses recursos, e a saúde precisa avançar em outros âmbitos que a Covid impediu durante esse semestre, exigindo os recursos só para o enfrentamento da doença”.

Ela explicou ainda que o Hospital de Campanha foi criado para ser transitório e a partir do momento em que não é mais necessário tantos leitos ativos para Covid, eles tendem a ser desativados. Conforme o último boletim epidemiológico, divulgado nesta-quinta-feira (29), os dois últimos pacientes que estavam internados na unidade, um foi transferido e o outro recebeu alta médica.

Coronavírus em Guanambi

Pela sexta semana seguida, o município de Guanambi registrou queda nos números da Covid-19. Após atingir o maior pico de casos e mortes em junho, a pandemia deu uma abrandada na cidade.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a semana epidemiológica finalizada no último sábado (24) teve acumulado de 128 casos. Foram 37 casos a menos do que na semana anterior, quando foram 165 registros. Em termos percentuais, a redução foi de 22,4% de uma semana para outra. Até esta quinta-feira (20), último boletim divulgado, o município registrou um acumulado de 94 casos, sendo 19 nesta quinta.

Este foi o menor acumulado de casos semanais superando a semana terminada em 30 de janeiro, quando foram registados 154 casos.

A queda no número de casos tem tido como consequência a diminuição da procura por auxílio médico no Pronto Atendimento da Covid-19.

Além disso, no auge do pico de casos, o número de pacientes que necessitavam de internação chegou a 10 em alguns dias. Atualmente, por dia, menos de um paciente em média são hospitalizados no município. O total de pacientes internados chegou a 60 e hoje está em 13.

Atualmente são sete pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de hospitais de referência da região. Destes, um está em estado grave. Os demais estão em leitos clínicos.

Em relação a média diária de mortes, a queda também segue significativa em julho. Enquanto junho teve 0,9 mortes por dia, o mês atual tem média diária de 0,27 óbitos (8 óbitos em julho).

Novos casos

Guanambi registrou 19 casos da Covid-19 nesta quinta-feira (29). São 10.387 infecções desde o início da pandemia, com 10.176 infectados que sobreviveram ao coronavírus. O município registrou 117 óbitos por complicações da doença.

No momento, 94 pacientes continuam em recuperação e outros 73 com suspeita, ainda aguardam o resultado do exame laboratorial.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile