Secretaria auxilia em inscrição para Edital de Cultura de Vitória da Conquista

Reprodução

A Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel) está oferecendo ajuda aos artistas que estejam com dificuldade para preencher o formulário de inscrição para concorrer aos prêmios do Edital de Arte e Cultura 2021, lançado no início de julho como forma de auxiliar a classe, uma das mais prejudicadas pela pandemia.

As premiações totalizarão R$ 300 mil, abrangendo as áreas de música, teatro, técnicos de som, luz e palco, produtores, literatura e outras, totalizando 400 artistas premiados. Caberá a cada artista selecionado R$ 750,00. As inscrições seguem até o dia 21 deste mês.

A ajuda técnica é para os interessados em participar que, por algum motivo, não conseguem completar a inscrição. Neste caso, a pessoa pode procurar a secretaria, na Casa Memorial Régis Pacheco das 8h às 12 e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Segundo o secretário Xangai, a medida visa permitir a mais ampla participação do maior número de artistas a um prêmio que pode aliviar o momento de dificuldade que atingiu a classe com a pandemia. “Então, a gente está pronto para dar essa ajuda ao pessoal que precisa de uma orientação maior. É também uma forma de demonstrar nosso interesse pelo artista conquistense, já tão maltratado”, diz o secretário Xangai.

“A secretaria está de portas abertas para auxiliar, tirar as certidões e mostrar o que precisa de fato para preencher o edital. Temos recebido a visita dos artistas, e a gente tem servidores que estão em seu auxílio no processo de inscrição”, informou o coordenador municipal de Cultura, Alecxandre Melchisedeck.

O edital oferece valor que pode ajudar a aliviar o sufoco dos artistas que não puderam realizar seu trabalho como antes. E quem já se inscreveu destaca a importância da medida do governo municipal. “Esse edital acaba criando possibilidades para o artista em relação a se reinventar, criar novas alternativas de divulgar o seu trabalho, é muito importante”, avalia o músico Vítor Mariá. Atuando na carreira há 17 anos, o artista produziu um videoclipe com uma canção de sua autoria, intitulada “Nordestinamente”.

Quem também está já se inscreveu foi a artesã Aline Santana, que há sete anos trabalha com confecção de peças de crochê. “É uma ótima oportunidade para que as pessoas mostrem um pouco o seu trabalho e ganhem maior visibilidade, além, claro, da premiação. Desejo boa sorte a todos”, declarou.

Formato eletrônico – Este é o segundo edital cultural lançado pela Prefeitura durante o período de pandemia. As propostas serão avaliadas pelo Conselho Municipal de Cultura, que observará critérios como contribuição à cultura local, criatividade, originalidade e relevância artística.

Os trabalhos artístico-culturais se darão, exclusivamente, em formato eletrônico, produzidos por artistas e trabalhadores da cultura que residam em Vitória da Conquista. Para se inscrever, é preciso estar previamente cadastrado no Censo Cultural do Município. Após essa etapa, é possível se inscrever aqui.

*Ascom da Prefeitura de Vitória da Conquista

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile